Banca de DEFESA: CELESTE SILVA FERREIRA

DISCENTE: CELESTE SILVA FERREIRA
DATA: 10/03/2016
LOCAL: Sala de aula do PPGHIS
TÍTULO: Entre escolhidos e classificadores: apontamentos à aplicação da Lei de 1871 no Maranhão, 1871-1888.
PALAVRAS-CHAVES: escravos, fundo de emancipação, classificação.
ÁREA: História
RESUMO: Nas últimas décadas vários trabalhos têm buscado através dos documentos gerados pelas Juntas de Classificação, conhecer a dinâmica do período pré-abolicionista nas distintas realidades das Províncias. A lei de 1871, conhecida como Lei do Ventre Livre estabeleceu uma tripla determinação: libertação dos filhos de escravos a partir da promulgação da lei, matrícula de todos os escravos das províncias, e classificação daqueles que estivessem aptos a serem libertados pelo Fundo de Emancipação dos escravos. O fundo tinha caráter indenizatório, visava “proteger” a classe senhorial de possíveis prejuízos causados pela manumissão implementada pelo Estado imperial. Diante dessa premissa, e com base na leitura de Foucault, pensamos a realização de tal empreitada como um grande processo de engenharia social e controle de sujeitos a partir de uma série de considerações que geraram uma conotação “positiva” para aqueles escravos que possuíam família e pecúlio ― tendo em vista que estes eram “escolhidos” em primazia em relação aos que não possuíam, de acordo com a legislação vigente. Escolhemos a documentação referente aos municípios das regiões dos Rios Itapecuru e Mearim, duas importantes regiões agrícolas em que se desenvolveram as culturas de cana-de-açúcar, algodão, e o aporte de milhares de escravos, pois, também a presença de muitos fazendeiros trouxe elementos de análise a partir dos discursos produzidos pelos classificadores, as suas intencionalidades e seu “modus operandi” na experiência de classificação.
Interno - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Presidente - 271716 - JOSENILDO DE JESUS PEREIRA