Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYLLA DIAS MIRANDA

DISCENTE: RAYLLA DIAS MIRANDA
DATA: 09/04/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGHIS
TÍTULO: O discurso da DOPS sobre estudantes maranhenses durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985)
PALAVRAS-CHAVES: Dops – Discurso – Estudantes Maranhenses.
ÁREA: História
RESUMO: O propósito desta pesquisa consiste em analisar o discurso da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) acerca dos estudantes maranhenses durante a Ditadura Civil-Militar no Maranhão (1964-1985), procurando entender as “falas” dos documentos que foram redigidos por órgãos do Estado durante um momento de grande conflito político. Considerar o contexto em que esses documentos foram gerados nos proporciona discussões diversas sobre a construção de uma história do lado repressor. Este trabalho foca também no contexto nacional do Movimento Estudantil, tendo como sua maior expressividade a União Nacional dos Estudantes (UNE), assim como sua fundação; enfoque este que coloca nossa discussão em pauta sobre os jovens estudantes maranhenses fichados e relatados pela DOPS. Analisaremos estes arquivos a partir das contribuições de historiadores que pesquisam sobre o governo civil militar, assim como seguiremos algumas orientações teórico-metodológicas de autores que se dedicam ao estudo de textos/discursos, como Michel Foucault, Michel Pêcheux, Eni Orlandi, entre outros, mediante a relação texto/discurso no seu contexto sócio histórico.
Interno - 2178433 - LYNDON DE ARAUJO SANTOS
Presidente - 1753658 - MARIA IZABEL BARBOZA DE MORAIS OLIVEIRA