Banca de DEFESA: MILCA SALÉM DOS SANTOS SILVA
2022-06-23 10:17:27.642
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILCA SALÉM DOS SANTOS SILVA
DATA: 18/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INVENTANDO A ÁFRICA DO SUL EM IMAGENS: Uma análise da série Shaka Zulu (1986).
PALAVRAS-CHAVES: Shaka Zulu. Audiovisual. História. África do Sul. Apartheid
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: O presente trabalho se propõe a problematizar, contextualizar e transformar
em objeto de análise histórica a invenção de Shaka kaSenzangakhona na série
audiovisual homônima, Shaka Zulu (1986), da South African Broadcasting Corporation
(SABC). Esse interesse nosso se justifica pelo fato da série Shaka Zulu (1986), ser um
produto audiovisual com implicações históricas e que ainda hoje suscita um grande
debate na historiografia. A trama foi escrita por um norte-americano, Joshua Sinclair,
dirigida pelo sul-africano Willian C. Fraure em um período no qual a África do Sul, sob
o regime de Apartheid, sofria um embargo cultural de outros países africanos, latino-
americanos e europeus. O que dificultava a exportação de produções audiovisuais sul
africanas. A série está dividida em dez episódios que narram a história de Shaka,
Imperador Zulu, que viveu no período de 1787 a 1828. Shaka é reconhecido como um
dos mais temidos e importantes líderes da história da África Austral, responsável pelo
processo de modernização das práticas militares do Reino Zulu, que viria a se tornar
décadas depois um símbolo de resistência a colonização britânica. Esta pesquisa deve
ser entendida como um esforço visando a recuperação da ideia defendida por Jacques
Rancière (1998) sobre as duas formas existentes de relacionar cinema [audiovisual] e
história, onde diz que essa relação deve se constituir enquanto resultado da
transformação de um dos termos em objeto do outro: a história como objeto de cinema,
ou o cinema como objeto da história (Rancière, 1998). No caso da série audiovisual
Shaka Zulu (1986), nosso objeto de pesquisa, percebe-se que ela, por ter transformado a
história em seu objeto cinematográfico, acabou por se tornar também em objeto da
história por conta das tensões e rupturas que suscitou nos debates nacionais e
internacionais após o seu lançamento mundial.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FÁBIO BAQUEIRO FIGUEIREDO - UFBA
Interno - 2365309 - SORAIA SALES DORNELLES
Presidente - 1841373 - ÍTALO DOMINGOS SANTIROCCHI