Banca de QUALIFICAÇÃO: RAVENNA RODRIGUES CARDOSO

DISCENTE: RAVENNA RODRIGUES CARDOSO
DATA: 11/01/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: "Apronte-se para morrer”: O meretrício e as violências contra mulheres meretrizes na cidade do Crato-CE através da Imprensa e de Processos Judiciais (1940-1950).
PALAVRAS-CHAVES: História das Mulheres, Meretrícios, Violências de Gênero.
ÁREA: História
RESUMO: O presente trabalho investiga as formas de violências contra mulheres meretrizes na cidade do Crato, região do Cariri, interior do Estado do Ceará. O recorte temporal que abordamos compreende os anos 1940-1950. Buscamos compreender através da dinâmica social citadina como os meretrícios estavam presentes. Para isso utilizamos como fonte dois periódicos católicos que circulavam na região, sendo esses o Ecos da Semana: órgão da união dos estudantes de Crato, disponível na Hemeroteca Digital e o jornal A Ação, disponível na Cúria Diocesana de Crato. Também constituem parte do corpo documental os processos judiciais disponíveis para pesquisa no Centro de Documentação do Cariri- (CEDOCC), que é um centro de pesquisa histórica vinculada ao Departamento do curso de História da Universidade Regional do Cariri. Mobilizamos os conceitos de Biopolítica, de Michel Foucault, Pânico Moral, de Stanley Cohen, e Vida Precária de Judith Butler para problematizar as relações entre o meretrício e os poderes públicos, assim como a produção discursiva dos periódicos católicos e os diversos sujeitos envolvidos em crimes, nos quais estavam envoltas as meretrizes. No primeiro capítulo foi realizada uma discussão teórica com os conceitos que fundamentam o trabalho. No segundo capítulo abordamos questões referentes às ideias criminológicas da Escola Penal Positiva a respeito das mulheres e como tais ideias circularam na imprensa de Crato, mesmo após o seu declínio no continente europeu. Além da circulação do discurso criminológico nos periódicos, também buscamos analisá-lo nos processos judiciais, evidenciando tal influência, e ainda problematizamos questões relacionadas às disputas pelo espaço central da cidade e as investigações da prática de lenocínio. O terceiro capítulo, que ainda se encontra em construção, pretende tratar das formas de violências no cotidiano do meretrício, onde priorizamos para isso as fontes judiciais.
Presidente - 2079203 - MARCUS VINICIUS DE ABREU BACCEGA
Externo ao Programa - 2091312 - MARIZE HELENA DE CAMPOS