Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA VELOSO PINTO

DATA: 11/09/2017
LOCAL: CCH - UFMA
TÍTULO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEATRO IFMA – CAMPUS – ZÉ DOCA
PALAVRAS-CHAVES: Prática Pedagógica, Teatro, Educação Profissional e Técnica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO: Este artigo apresenta aspectos dos processos de criação em Teatro e abordagens teóricos-metodológicas da prática pedagógica docente em Teatro desenvolvidos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) -Campus Zé Doca, a partir das atividades vivenciadas no Grupo de Estudos e Práticas Artísticas Teatrais (GEPAT) - “Pessoas”, no período de 2016 a 2017, destacando-se dois momentos pontuais: a oficina de teatro durante o movimento de ocupação dos estudantes nesta instituição e a oficina de teatro de animação. O propósito consistiu em analisar reflexivamente como se desenvolveu esta prática pedagógica no âmbito da educação profissional e técnica e de que forma isto contribui tanto para a sistematização do fazer pedagógico docente quanto para a formação dos alunos/integrantes deste grupo. As discussões foram suscitadas através dos estudos vivenciados no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES-UFMA) e o lugar da percepção e da fala é o da docente pesquisadora e dos alunos/ integrantes do GEPAT-“Pessoas”, em uma tentativa reflexiva de apropriar-se do vivido por meio da escrita como língua da experiência. Este estudo se fundamenta numa abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa narrativa da experiência do vivido e esta produção não é constituída apenas de um saber realizado, relatado, mas um saber que ao ser registrado e analisado possibilita aprendizagem.
Externo à Instituição - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA - UnB
Interno - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS