Banca de QUALIFICAÇÃO: HELEN REGINA BENEVENUTO SOARES DA SILVA

DISCENTE: HELEN REGINA BENEVENUTO SOARES DA SILVA
DATA: 20/01/2020
LOCAL: Sala 010, bloco 6, CCh, UFMA
TÍTULO: ENSINO COLETIVO DE PIANO NA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO: Um relato de experiência.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino coletivo de piano. Pedagogia do piano. Piano em grupo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente trabalho refere-se à uma pesquisa em andamento sobre a aplicabilidade da modalidade de ensino coletivo nas aulas de piano da Escola de Música do Estado do Maranhão. O objetivo principal desta pesquisa é verificar se esta adequa-se aos conteúdos das séries iniciais, mais precisamente do primeiro e segundo períodos do curso Fundamental de Piano, tanto Infantil quanto Adulto, e se os alunos participantes desta modalidade estariam aptos à seguirem os conteúdos do terceiro período do curso em questão. A motivação que levou à esta pesquisa foi a crescente procura pelo curso de piano, pequeno número de professores existentes neste curso e a discrepância entre a quantidade de alunos que ingressam no curso Fundamental de Piano e o número de matriculados no curso Técnico de Piano da mesma Instituição de Ensino, curso este que se configura como sendo o objetivo principal da Escola de Música do Estado do Maranhão. Esta pesquisa está alicerçada no Sistema de Cooperação de Johnson, Johnson e Holubec e na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky aliada aos estudos de Robert Pace, Maria de Lourdes Junqueira, Isabel Montandon, Daniel Lemos Cerqueira. As aulas serão ministradas pela pesquisadora em 4 grupos, sendo 2 com crianças entre 8 e 13 anos e 2 com adolescentes e adultos com idade entre 14 e 54 anos, com cerca de 8 alunos por turma, uma vez por semana, com duração de 1 hora cada, em uma sala dotada de 9 teclados eletrônicos. A aplicação desta metodologia acontecerá durante 1 ano com previsão de término em dezembro de 2019. Espera-se, ao final deste trabalho, poder ofertar o ensino do piano a um número maior de pessoas e, em tempo futuro, auxiliar outras Instituições de Ensino de Música na adoção deste método.
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Presidente - 407120 - ANTONIO FRANCISCO DE SALES PADILHA