Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO DE ARAUJO ALVES

DISCENTE: MARIA DO SOCORRO DE ARAUJO ALVES
DATA: 20/01/2020
LOCAL: Sala 003, bloco 01, CCh, UFMA
TÍTULO: EXPERIÊNCIA COM AS LINGUAGENS PICTÓRICA E FOTOGRÁFICA: um processo de ensino/aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVES: Arte/educação; Experiência; Imagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa intitulada, Experiência com as Linguagens Pictórica e Fotográfica: um processo de ensino/aprendizagem propõe uma abordagem da fotografia e da pintura a partir do século XIX, de forma contextualizada entre a teoria e a prática nas aulas de Arte da Escola Caminho das Estrelas-ECE, instituição do Ensino Básico Federal, de caráter assistencial mantida pela Aeronáutica, sediada no Centro de Lançamento de Alcântara, na cidade de Alcântara, Estado do Maranhão. A linha de pesquisa se insere nas abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes e concentra-se no recorte metodológico e experimental da produção pictórica e fotográfica em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, de natureza descritiva, optando-se pelos métodos bibliográfico e pesquisa-ação participante. Tem como objetivo examinar as possibilidades de uso das linguagens pictórica e fotográfica em sala de aula e suas contribuições enquanto ação motivadora. A presente pesquisa está pautada na visão da arte/educadora Ana Mae Barbosa através da Abordagem Triangular, em que une o fazer, o apreciar e o contextualizar como processo significativo na compreensão da imagem; em John Dewey e sua compreensão sobre a importância da arte como experiência levando a reflexão através da criação de imagens produzidas nas aulas de arte; com Anne Cauquelin tem-se uma análise da arte contemporânea e seus desdobramentos pós-modernos com atitude reflexiva, em que as imagens são produzidas, registradas e estudadas numa visão contemporânea de uma sociedade da comunicação. Durante o processo de pesquisa, serão realizadas palestras, ensaios fotográficos e oficinas, sendo realizada uma exposição das produções em pintura e fotografia, mostrando que a prática artística visual promove ainda a autoconfiança do aluno, melhorando e contribuindo para eficácia do processo ensino-aprendizagem por meio da interação e da reflexão sobre a produção artística visual.
Presidente - 334.671.883-20 - JOSE ALMIR VALENTE COSTA FILHO - IFMA
Externo à Instituição - LUCIANA SILVA AGUIAR MENDES BARROS - IFMA