Banca de DEFESA: HELEN REGINA BENEVENUTO SOARES DA SILVA

DISCENTE: HELEN REGINA BENEVENUTO SOARES DA SILVA
DATA: 13/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: ENSINO COLETIVO DE PIANO NA ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DO MARANHÃO: um relato de experiência
PALAVRAS-CHAVES: Ensino coletivo de piano. Pedagogia do piano. Piano em grupo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Neste trabalho, demonstra-se a aplicabilidade da modalidade de ensino coletivo nas aulas de piano da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM). O objetivo principal desta pesquisa foi verificar se essa modalidade de ensino atende às necessidades dos alunos das séries iniciais do curso de Piano da EMEM, mais precisamente, do primeiro e segundo períodos do Curso Fundamental de Piano, tanto infantil quanto adulto, e se os alunos participantes desta modalidade de ensino estariam aptos a seguirem os conteúdos do terceiro período do curso em questão. Sabe-se que o ensino coletivo de instrumento musical tem suas especificidades na aprendizagem do aluno, sobretudo no que tange aos nexos de convivência social que oportunizam uma relação interpessoal, conduzindo à ideia de que essa relação pode ser benéfica para os alunos da EMEM. A motivação para esse estudo surgiu a partir da observação da crescente procura pelo curso de piano, do pequeno número de professores atuando na escola para atender a essa demanda e da discrepância existente entre a quantidade de alunos que ingressam no curso Fundamental de Piano e o número de matriculados no curso Técnico de Piano da mesma Instituição de Ensino. Essa pesquisa está alicerçada no Sistema de Cooperação de Johnson; Johnson; Holubec (1999) e na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky, aliada aos estudos de Robert Pace, Maria de Lourdes Junqueira, Isabel Montandon, Daniel Lemos Cerqueira, entre outros. As conclusões relatadas são frutos da pesquisa efetuada durante as aulas ministradas na EMEM pela pesquisadora, durante todo o ano de 2019. Os alunos foram divididos em 4 grupos, sendo 2 deles formados por crianças entre 8 e 13 anos, e 2 compostos por adolescentes e adultos, com idade entre 14 e 58 anos, com cerca de 8 alunos por turma, que receberam aulas uma vez por semana, com duração de 1 hora para cada grupo, em uma sala dotada de 9 teclados eletrônicos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para que essa instituiçao venha a oferecer o ensino do piano a um número maior de pessoas e, em tempo futuro, auxiliar outras Instituições de Ensino de Música na adoção dessa modalidade de ensino.
Interno - 407197 - ALBERTO PEDROSA DANTAS FILHO
Presidente - 407120 - ANTONIO FRANCISCO DE SALES PADILHA