Banca de DEFESA: SILVIA LILIAN LIMA CHAGAS

2020-10-20 10:23:22.305

DISCENTE: SILVIA LILIAN LIMA CHAGAS
DATA: 20/10/2020
LOCAL: CCH - UFMA (Videoconferência)
TÍTULO: ENSINO DE ARTES VISUAIS COM O CINEMA: experiências crítico-reflexivas no Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVES: Artes Visuais. Cinema. Experiências. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A pesquisa intitulada “O Ensino de Artes Visuais com o Cinema: experiências crítico-reflexivas no Ensino Médio” está ligada ao Programa de Pós-graduação em Arte – PROFARTES –, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O objeto desse estudo refere-se ao Ensino de Artes Visuais com o cinema. Nesse sentido, a linha de pesquisa a que se integra chama-se “Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes”. O objetivo geral desse trabalho é desenvolver novas abordagens metodológicas – nas aulas de Artes Visuais com o cinema – que ampliem a formação crítico-reflexiva dos educandos do Ensino Médio. O local da pesquisa foi o campus São Luís/Monte Castelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Os sujeitos da pesquisa foram 117 educandos, distribuídos entre os cursos técnicos de nível médio integrado de Edificações, Design de Móveis e Informática na primeira etapa; e, na última etapa, os educandos de Química Industrial do Ensino Médio-Técnico, na modalidade integrada, no período de 2019 a 2020. O problema científico da pesquisa centrou-se na investigação de como desenvolver novas abordagens metodológicas nas aulas de Artes Visuais, mediante a utilização do cinema. Para tanto, verificou-se a possibilidade de ampliação do potencial sensível e crítico dos educandos do Ensino Médio técnico profissionalizante nas aulas de Artes Visuais, analisando as dimensões de territorialidade desses educandos com o termo “nativos digitais” nas aulas de Artes visuais com o cinema, como forma de ampliação de capital cultural, verificando, além disso, de que maneiras as TIC poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma pedagogia do cinema na escola que potencializasse processos imersivos de leitura, interpretação e produção artística nas aulas de Artes Visuais. Com efeito, analisam-se as principais contribuições de experiências crítico-reflexivas de produção artística nas aulas de Artes visuais com o cinema para a ressignificação do espaço de fala e discussão dos educandos como exercícios de alteridade. Desse modo, foram realizadas produção de fanfics e suas adaptações para roteiros, produção de curtas presenciais e remotos e, por fim, a hospedagem de seis curtas remotos no YouTube. O percurso metodológico adotado foi o de pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa. Como instrumentos de coletas de dados, foram realizados levantamento bibliográfico, observação participante, sondagem diagnóstica através de rodas de conversas, questionários diagnósticos semiestruturados sobre as experiências – por meio da leitura crítico-reflexiva dos textos das fanfics, de documentários, sessões fílmicas, oficinas de roteirização e a produção de curtas, com auxílio de dispositivos móveis –, acrescentando-se o uso do WhatsApp e do Google Meet como suportes pedagógicos na modalidade presencial e remota das aulas. A partir disso, fez-se a análise e a interpretação dos dados, envolvendo a sistematização das informações, através de gráficos, fotografias e corpus narrativos de textos. Nessa perspectiva, defende-se o uso dessas novas abordagens metodológicas no Ensino de Artes Visuais com o cinema por meio do uso das Tecnologias da informação e comunicação/TIC como forma de educar pela pesquisa com base na experiência de produção crítico-reflexiva no Ensino Médio.
Externo à Instituição - ADRIANA MABEL FRESQUET - UFRJ
Presidente - 743.175.473-68 - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA