Banca de DEFESA: TATIANA FERNANDES VIANA

DISCENTE: TATIANA FERNANDES VIANA
DATA: 28/10/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: EVENTO CÊNICO: uma proposta pedagógica.
PALAVRAS-CHAVES: Evento Cênico. Encontro. Metodologia. Pedagogia Teatral.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Pesquisa na linha da metodologia do ensino da Arte, na área teatral com o nível médio, desenvolvida como dissertação dos processos de uma proposta pedagógica em construção. Seu objeto são os Encontros realizados durante os Eventos Cênicos, promovidos por esta professora pesquisadora, Tatiana Viana, desde 2015, cuja proposta é um processo em método, que se dispõe a ambientar experiências cênicas, advindas dos desdobramentos de conteúdos teatrais e de ações que extrapolem a sala de aula com interferências no cotidiano escolar, mobilizando discentes para as tarefas de criação e produção cênica conduzidas em meio a 9 dispositivos de uma proposta pedagógica. Esta escolha aconteceu com as curvaturas desta pesquisa em processo cartográfico, dialético e exploratório, pelo destaque de pontos de observação a partir das ações nos territórios e nos sujeitos; colocando, em segundo plano, o ensino, o método e a aprendizagem, fortalecendo o sujeito, o processo e seus conceitos-ações como apropriação, colaboração, protagonismo e suas práticas-teóricas como a da Ação Cultural, a do Acontecimento e a do Encontro. O processo do Evento Cênico se faz enquanto ambiente de ensino para aprendizagem de cunho teórico por meio da prática, articulando conteúdos, metodologias e procedimentos específicos à reinversão da sala de aula, à educação pela pesquisa e à produção cênica estudantil. A última versão da proposta pedagógica realizada faz parte dos produtos de processo desta pesquisa construída por meio da cartografia, com objetivo exploratório; com procedimento bibliográfico, documental e participativo. Os Eventos Cênicos são o meio para a realização desta proposta, seus processos nortearam este estudo, que contempla ação cênico-conceitual de abordagem quanti-qualitativa na construção de seus producessos. Propor uma revisão sobre o teatro na escola, transladando-o para um teatro do sujeito-estudante, é o viés desta proposta, dentro de uma tendência, o teatro da escola, entre professores de teatro e uma necessidade de construção conjunta entre discentes e docentes das a aconteça entre sujeitos ensinando e aprendendo em reciprocidade nos Eventos Cênicos.
Externo à Instituição - ARAO NOGUEIRA PARANAGUA DE SANTANA - UnB
Presidente - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS