Banca de DEFESA: JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS
2020-11-23 16:50:20.023
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS
DATA: 24/11/2020
HORA: 11:00
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: A VALORIZAÇÃO DA ARTE NA ESCOLA: a Expoarte como experiência pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Arte-Educação; Proposta Pedagógica;Educação Básica.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de uma proposta pedagógica desenvolvida na Unidade de Educação Básica Ministro Henrique de La Roque em Paço do Lumiar MA. Decorre de experiência desencadeada por meio de projeto de ocupação que denominamos SALA 12 DE TEATRO, que tem a EXPOARTE como a culminância dessa iniciativa. Nosso objetivo foi demonstrar que a ocupação ativa do ambiente escolar pode ocorrer através de projetos de Arte e que essa é uma possibilidade de intervenção viável de ser compartilhada e que contribui com a valorização da arte na Educação. Apresentamos as práticas que consolidaram em nossa escola - o protagonismo estudantil, a educação em Arte pela pesquisa e autonomia do estudante no processo de construção de um evento de culminância que ocupou a escola. Metodologicamente, seguimos pelas vias da pesquisa-participante, de caráter exploratório, qualitativo e empírico. Como interlocutores principais temos: SANTANA (2012), que nos mostra o caminho percorrido pela Arte-Educação em seu processo de consolidação na escola, Jonh Dewey (2010) que reflete como a experiência em arte educação. BARBOSA (2007), que esclarece uma possibilidade de metodologia em arte, Pedro Demo (2015) que instrumentaliza a prática da pesquisa na escola, Paulo Freire (2011) que dá meios ao professor de promover uma pedagogia da autonomia, Sousa (2012) que ressalta a importância do protagonismo estudantil e a BNCC (2020) que recomenda um currículo em arte que seja mais crítico, criativo e contextualizado. Os instrumentos analisados nesta pesquisa foram: entrevistas, diários de bordo, provas escritas ou, como nomeamos, Relatos de Experiência. A avaliação do conteúdo produzido pelos estudantes, feita sob a luz dos autores, nos auxilia na redescoberta do lugar da Arte na escola, reafirmando que esse lugar existe no espaço físico, no currículo, calendário escolar, pode ser ampliado a partir dos projetos de Culminância.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES
Presidente - 271722 - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA