Banca de DEFESA: JACQUELINE BEZERRA FERREIRA LEMOS

DATA: 24/11/2020
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão / Videoconferência
TÍTULO: A VALORIZAÇÃO DA ARTE NA ESCOLA: a Expoarte como experiência pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Arte-Educação; Proposta Pedagógica;Educação Básica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a prática de uma proposta pedagógica desenvolvida na Unidade de Educação Básica Ministro Henrique de La Roque em Paço do Lumiar – MA. Decorre de experiência desencadeada por meio de projeto de ocupação que denominamos SALA 12 DE TEATRO, que tem a EXPOARTE como a culminância dessa iniciativa. Nosso objetivo foi demonstrar que a ocupação ativa do ambiente escolar pode ocorrer através de projetos de Arte e que essa é uma possibilidade de intervenção viável de ser compartilhada e que contribui com a valorização da arte na Educação. Apresentamos as práticas que consolidaram em nossa escola - o protagonismo estudantil, a educação em Arte pela pesquisa e autonomia do estudante no processo de construção de um evento de culminância que ocupou a escola. Metodologicamente, seguimos pelas vias da pesquisa-participante, de caráter exploratório, qualitativo e empírico. Como interlocutores principais temos: SANTANA (2012), que nos mostra o caminho percorrido pela Arte-Educação em seu processo de consolidação na escola, Jonh Dewey (2010) que reflete como a experiência em arte educação. BARBOSA (2007), que esclarece uma possibilidade de metodologia em arte, Pedro Demo (2015) que instrumentaliza a prática da pesquisa na escola, Paulo Freire (2011) que dá meios ao professor de promover uma pedagogia da autonomia, Sousa (2012) que ressalta a importância do protagonismo estudantil e a BNCC (2020) que recomenda um currículo em arte que seja mais crítico, criativo e contextualizado. Os instrumentos analisados nesta pesquisa foram: entrevistas, diários de bordo, provas escritas ou, como nomeamos, Relatos de Experiência. A avaliação do conteúdo produzido pelos estudantes, feita sob a luz dos autores, nos auxilia na redescoberta do lugar da Arte na escola, reafirmando que esse lugar existe no espaço físico, no currículo, calendário escolar, pode ser ampliado a partir dos projetos de Culminância.
Interno - 3451753 - GISELE SOARES DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 407568 - IRAN DE MARIA LEITAO NUNES