Banca de DEFESA: RAYANE DE JESUS SANTOS MELO

2017-07-28 18:22:57.331

DISCENTE: RAYANE DE JESUS SANTOS MELO
DATA: 02/08/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)/UFMA
TÍTULO: EJA em cursos de licenciatura em matemática de instituições públicas de ensino superior do município de São Luís (Maranhão)
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Formação inicial de professor. Licenciatura em matemática. Análise de discurso.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar a presença da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na formação de professores de matemática em três Instituições Públicas de Ensino Superior de São Luís, com o intuito de se compreender como os cursos de Licenciatura em Matemática estão capacitando os futuros profissionais de ensino para atuação nessa modalidade de educação. Para desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa tanto na pesquisa documental quanto nas entrevistas. Na investigação documental analisou-se o discurso presente no Projeto Político Pedagógico e nos programas das disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Nas entrevistas coletaram-se discursos de docentes de duas instituições públicas que ministraram disciplinas pedagógicas. A análise dos dados foi realizada com base no aporte teórico da Análise de Discurso de vertente francesa afiliada a Michel Pêcheux. Como resultado, constatou-se que a formação inicial de professores de matemática com habilidades e competências para atuar na EJA continua sendo deixada a parte pelas instituições públicas de ensino superior do Maranhão UEMA e UFMA, uma vez que ambas, com base no PPPC do curso de Matemática, ainda não deram a devida importância para essa modalidade de educação. O IFMA, ao contrário, apresentou um discurso plausível para a formação do futuro educador de matemática, voltado à qualificação dos licenciandos para que ao concluírem o curso estejam preparados a atuarem em diferentes níveis e modalidades de educação.
Externo à Instituição - ANA PAULA DOS SANTOS MALHEIROS - UNESP
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA