Banca de DEFESA: FRANCIANE DA SILVA E SILVA

DISCENTE: FRANCIANE DA SILVA E SILVA
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Auditório da Informática - CCET
TÍTULO: ANÁLISE QUALITATIVA DOS ENUNCIADOS DE PROVAS APLICADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem. Ensino de ciência. Prova escrita. Competência científica. PISA.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento das provas avaliativas elaboradas pelos professores de ciências e aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Publica de Ensino do município de Codó – Maranhão, tendo como objetivo a análise das questões a luz do referencial da professora Neus Sanmartí, juntamente com o professor Iván Marchán-Carvajal, baseado também nas competências científicas descritas na Matriz de Avaliação de Ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) do ano de 2015. Com isso, buscou-se identificar o perfil dos enunciados das perguntas e traçar a identidade própria dessas provas, verificando se as mesmas possibilitam ao professor avaliar os objetivos e/ou competências os quais foram propostos inicialmente em seus planos de ensino. A metodologia empregada foi baseada na estruturação de pesquisa qualitativa, fazendo uso de análise documental e análise de conteúdo dos enunciados das provas, que foram tratados sob o esquema da metodologia de redes sistêmicas. Participaram da pesquisa 15 professores de ciências, que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Publica de Ensino. Foram estudados os planos de 10 professores e analisadas as questões de 16 provas aplicadas aos alunos do 9º ano no 1º bimestre de 2016. Os resultados parciais evidenciaram que a prova é um instrumento de avaliação previsto nos planos dos professores, essas abordam questões sobre os temas: Matéria e Energia: propriedades gerais e específicas; O Átomo; Reações Químicas; Organizando os elementos químicos: a classificação periódica. Destes, as categorias mais representativas foram “Matéria e Energia” e “Átomo”, juntas, elas representam cerca de ¾ das questões analisadas, isso significa quase 75% do total de perguntas. A analise das questões suscitou três blocos de análise, são eles: Características das perguntas; Coerência entre as questões e os objetivos de aprendizagem; Competências científicas (PISA, 2015). Os resultados são apresentados por bloco de análise descrevendo suas respectivas categorias e subcategorias. Observou-se que os professores não costumam realizar questões contextualizadas, em sua maioria não se apresentam como igual ao que é preconizado nos paradigmas da educação brasileira para avaliação da aprendizagem. Contudo, ainda não se pode concluir sobre o perfil das provas analisadas, tendo em vista que isto demanda uma análise total dos resultados para realizar esta inferência.
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA