Banca de DEFESA: HELLEN JOSE DAIANE ALVES REIS

DISCENTE: HELLEN JOSE DAIANE ALVES REIS
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação - CCET
TÍTULO: “O CORPO HUMANO É...”: DISCURSOS SOBRE O CORPO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS – MA.
PALAVRAS-CHAVES: Corpo Humano. Ensino de Ciências. Livros didáticos. Pesquisa documental. Estudos Culturais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: O corpo é uma estrutura que carrega símbolos, ideias, representações e discursos dos mais variados. O livro didático (LD) de Ciências é um artefato cultural que veicula informações sobre o corpo humano. De que forma o conteúdo “corpo humano” vem sendo apresentado em nos livros didáticos de Ciências distribuídos em escolas da rede pública do Ensino Fundamental do município de São Luís, Maranhão? Objetiva-se com esta pesquisa: 1) descrever os conteúdos sobre o tema “corpo humano” nos livros didáticos de Ciências; 2) compreender ideias e representações sobre o tema “corpo humano”; e 3) caracterizar os tipos de discursos realizados pelos autores ao exporem o tema “corpo humano” nos livros didáticos de Ciências analisados. A pesquisa caracteriza-se sendo de perspectiva qualitativa e documental. Os livros didáticos de Ciências foram adquiridos em nove escolas do distrito Itaqui-Bacanga, totalizando dezesseis livros (quatro coleções) do 6°ano ao 9° ano Os livros estão sendo analisados tendo como perspectivas teórico-metodológicas os Estudos Culturais em Educação e a Análise do Conteúdo de Bardin (2011). Foram construídas duas categorias: “Corpo Biológico” e “Corpo Cultural”. Nos livros do 9º ano da primeira coleção e da terceira coleção não foram encontrados temas relacionados às categorias construídas. Nas coleções já analisadas é possível perceber que o livro do 8º ano é o que apresenta uma maior quantidade de conteúdos destinados à temática pesquisada, apresentando de forma geral informações que qualificam o corpo como estrutura biológica por excelência. O corpo sociocultural é apresentado de forma tímida em imagens ou textos complementares. No processo de pesquisa está sendo possível observar alguns pontos quanto aos livros didáticos de Ciências: a ideia de corpo biológico até o momento é o que vem apresentando-se com maior expressão nos conteúdos, apresentando um enfoque principal na estrutura e fisiológica do corpo humano. Percebe-se uma ausência de relação do corpo biológico com o corpo Cultural.
Externo à Instituição - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS - UEMA
Presidente - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA