Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIOMIRO FERREIRA DE OLIVEIRA

2017-11-13 09:56:30.021

DISCENTE: CLAUDIOMIRO FERREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 17/11/2017
LOCAL: Auditório I do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - Universidade Federal do Maranhão
TÍTULO: SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS (MA): Saberes, dizeres e fazeres de professores e professoras
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professor. Educação Matemática. História Oral. Maranhão. Narrativas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Ocupado em refletir acerca da marginalização e da ignorância que plana sobre o reconhecimento das memórias e experiências e saberes dos educadores e educadoras tido como “leigos”, especialmente daqueles ocupados com o ensino e a aprendizagem da matemática, o presente estudo abre espaço para escutar essas vozes historicamente sufocadas pelo brado do discurso “especializado” de doutrinação. A pesquisa visa constituir uma narrativa sobre o processo de formação dos professores/as que atuaram/atuam na escola Unidade Integrada Hipólito da Costa e as tramas que levaram à fundação desta escola, localizada no povoado Lago Grande - zona rural do município maranhense São José dos Basílios. Nossa narrativa será pautada nas memórias e narrativas orais de docentes que trabalharam nesta escola. Utiliza os fundamentos teóricos e metodológicos da História Oral como metodologia de pesquisa. Elege como marco inicial do estudo o final da década de 1960, período em que se dá a fundação do Grupo Escolar Hipólito da Costa, atual Unidade Integrada Hipólito da Costa na zona rural do município. A tessitura dessa narrativa e o registro das memórias e experiências dos educadores/as inaugura um lugar de memória sobre o qual se constitui uma estrutura de referência, acerca da educação e da educação matemática que se pratica e/ou que se deseja praticar no campo.
Presidente - 251.548.503-00 - DEA NUNES FERNANDES - CEFET-MA
Interno - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA