Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIANE SILVA LIMA

2017-12-31 21:44:12.941

DISCENTE: FRANCIANE SILVA LIMA
DATA: 04/01/2018
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - Universidade Federal do Maranhão
TÍTULO: O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Ludicidade. Tradicional. Motivacional. Inovador. Ensino-aprendizagem. Didático-pedagógico.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: No ensino de ciências, percebe-se as dificuldades dos alunos em compreender e associar os conteúdos científicos à realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de inserir estratégias diversificadas de ensino na prática docente. Deste modo, o lúdico tem um papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, respeitando as características singulares de cada educando, e contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo. O trabalho teve o objetivo de investigar as concepções dos professores de ciências sobre o lúdico e seu uso na prática docente em escolas de nível fundamental maior, no município de Chapadinha-MA. A pesquisa é de cunho quali-quantitativa e foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os professores de seis escolas para obter informações sobre suas concepções sobre o lúdico e seu uso como metodologia de ensino. A concepção de lúdico adotado na pesquisa é na perspectiva de Luckesi (2005): “Ludicidade é a experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos”; e Silva (2011a): “Algo que traz prazer e alegria ao indivíduo, que proporciona contentamento as pessoas em algumas situações”. A análise das entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011); da análise de correspondência; e, análise de conteúdo utilizando o software IRAMUTEQ. Foram encontradas as categorias: Concepção de professores sobre o lúdico; O lúdico na formação dos professores de ciências; A presença do lúdico no Projeto Pedagógico; A presença do lúdico no planejamento; e as concepções pedagógicas e epistemológicas dos professores de ciências. Os professores têm uma concepção de lúdico que não se resume a jogos, brinquedos e brincadeiras e acreditam ser uma metodologia indispensável a sua prática, apesar de alguns não utilizarem. Apenas sete professores utilizam o lúdico em suas aulas, os demais justificam as dificuldades como falta de materiais pedagógicos e laboratórios de ciências, indisciplina dos alunos, sala superlotadas, ausência de formação específica na área e de formação continuada. No processo de ensino aprendizagem, os professores apresentam concepções de ensino e aprendizagem em ciências nas perspectivas Empirista e construtivista. A análise de correspondência revelou que os professores que trabalham 40 horas, os que possuem formação especifica na área e a presença do lúdico na formação inicial e continuada são fatores que contribuíram significativamente na presença do lúdico na ação pedagógica dos professores de Chapadinha-MA. O que podemos concluir é que, todos os professores reconhecem a importância do lúdico na prática docente, entretanto não utilizando por conceber uma concepção epistemológica com base no empirismo ou por fatores como: falta de formação ou materiais didáticos-pedagógicos. A ludicidade tornase uma esperança de motivação e mobilização no ensino e aprendizagem. A emancipação, segundo Freire, configura-se como libertadora, amorosa e humanizante e politicamente engajado na formação do ser humano. Nesse sentido, o processo formativo dos professores é um desafio e as práticas curriculares cotidianas precisam ser construídas e reconstruídas a partir das compreensões e finalidades atribuídas a ludicidade.
Presidente - 1558982 - ANDREA MARTINS CANTANHEDE
Interno - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA