Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI JORGE ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: YURI JORGE ALMEIDA DA SILVA
DATA: 19/03/2018
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia -CCET - UFMA
TÍTULO: CORPOS QUE HABITAM OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS
PALAVRAS-CHAVES: Corpo humano. Ensino de Ciências. Estudos Culturais. Livros didáticos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: O corpo humano carrega uma variedade de discursos que são disseminados diariamente pela fala, gestos, símbolos e artefatos culturais da sociedade. Um desses artefatos é o livro didático, o material pedagógico mais adotado nas escolas, pois nele informações sobre o corpo são produzidas e reproduzidas. Esta pesquisa buscou compreender como o conteúdo “corpo humano” é apresentado em livros didáticos de Ciências dos anos iniciais (1º ao 5º ano) utilizados em escolas da rede pública de São Luís – MA a partir dos seguintes dos seguintes objetivos específicos: a) Descrever que conteúdos sobre o tema “corpo humano” são apresentados em livros didáticos de Ciências; b) Identificar ideias e representações sobre o tema “corpo humano” apresentadas em livros didáticos de Ciências; c) Caracterizar os tipos de discursos realizados pelos autores ao exporem o tema “corpo humano” nos livros didáticos de Ciências. A pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo documental, analisou os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), tendo como pressupostos teóricos os Estudos Culturais para problematização dos resultados. Os livros didáticos de Ciências foram adquiridos em cinco escolas públicas, totalizando dezessete livros analisados. Realizou-se leitura flutuante do material e posteriormente uma segunda leitura minuciosa, analisando o conteúdo a fim de reconhecer as ideias e representações de corpo humano presentes nos livros. Em seguida foi realizada a categorização dos dados coletados nesses livros, onde foram catalogados trechos e imagens das quais se referiam ao corpo humano. Esse corpus investigativo fora dividido em duas categorias principais: “Corpo Biológico” e “Corpo Social e Cultural”. Ao fazer uma segunda análise desse material surgiram, dentro dessas categorias, subcategorias: “Corpo Biológico – Corpo Anatômico-Fisiológico”; “Corpo Saúde” e “Corpo Reprodução”. A categoria Corpo Social e Cultural desdobrou-se em: “Corpo Gênero e Sexualidade”; “Corpo Étnico” e “Corpo Deficiente”. Foi possível constatar que os autores centralizam as discussões sobre o tema corpo a partir da perspectiva naturalista, embasada no discurso científico. Logo, a categoria de notoriedade é o Corpo Biológico. Há valorização do discurso de um corpo limpo, saudável, livre de doenças, atlético, heterossexual e reprodutivo. Já os aspectos culturais sobre o corpo humano são apresentados, mas com pouco destaque. Questões referentes a igualdade gênero e o rompimento da ideia de “papéis sexuais” são discutido pelos autores dos livros. Os corpos negros e indígenas, assim como as pessoas deficientes também ganham destaque, embora o povo indígena e o deficiente ainda sejam representados de maneira estereotipada. Assim, os conhecimentos sobre o corpo humano para os alunos do ensino fundamental deveriam ir além de saberes biológicos, contemplando um saber social e cultural, levando dessa maneira estes estudantes a terem uma intimidade com seu próprio corpo podendo conhecê-lo para melhor cuidar e posiciona-lo na sociedade em que vivemos, respeitando suas diferenças e as das pessoas em sua volta.
Interno - 1558982 - ANDREA MARTINS CANTANHEDE
Presidente - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA