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Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA ARAUJO LEMOS

2018-03-16 17:35:22.827

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA ARAUJO LEMOS
DATA: 19/03/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia -CCET - UFMA
TÍTULO: ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Representações gráficas. Ensino de Biologia. Livro Didático. Manuais do professor. Linguagem.
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A produção da Ciência é caracterizada pela elaboração de textos marcados pelo uso de termos técnicos para construção de explicações de conceitos, teorias, experimentos e conclusões. Geralmente essas produções são publicadas para a comunidade científica por meio de relatórios e artigos, e nesse processo os cientistas utilizam a fala, o texto escrito, assim como as representações gráficas. Para além do contexto da comunicação científica, também se revela importante investigar como esta linguagem se apresenta no ensino. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo do tipo documental com o objetivo analisar as representações gráficas presentes em livros didáticos de Biologia. Os documentos analisados correspondem aos livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) de 2017. Foram analisados os tipos e os níveis de representação nos livros texto direcionados ao aluno, bem como as orientações presentes nos manuais do professor. Quanto aos tipos de representações foram identificados: árvores filogenéticas, desenhos, diagramas, esquemas, fórmulas, fotos, gráficos, ilustrações, mapas, modelos, pinturas, quadro, quadrado de Punnett, radiografias, reconstituições, representações, tabelas, além de representações que não puderam ser identificadas, por não apresentar informações suficientes. Quanto aos níveis, identificamos a presença dos níveis: macroscópico, microscópico e simbólico. Já em relação às orientações sobre a temática representações gráficas presentes nos manuais do professor foram elaborados seis indicadores: aprendizagem, linguagem, finalidades, habilidades, orientações ao professor, áreas/disciplinas. O estudo de aspectos inerentes às representações deve fazer parte da formação dos alunos, desde quando entram em contato com os diferentes tipos de representações. Nesse sentido, a partir da análise é importante ter critérios e cautela ao intitular um tipo de representação, pois em muitas vezes foram utilizados nomes diferentes em figuras que apresentam o mesmo padrão. Além disso, a presença de representações nos livros didáticos sem a identificação deve ser questionada, uma vez que entendemos que a legenda é fundamental para auxiliar a compreensão do que está sendo representado. Os manuais do professor também nos revelaram diversos aspectos sobre o uso de representações em sala de aula, incluindo algumas de suas finalidades, o desenvolvimento de habilidades dos alunos, além de sugestões pontuais de como o professor pode utilizá-las. No entanto, mesmo que o livro texto apresente uma variedade de tipos de representação gráfica, os manuais se restringem a somente algumas tipologias e não detalham de que maneira o professor poderia implementá-las efetivamente no planejamento, execução e avaliação de suas aulas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1558982 - ANDREA MARTINS CANTANHEDE
Interno - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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