Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE KELLY PEREIRA RIBEIRO

DISCENTE: RAYANE KELLY PEREIRA RIBEIRO
DATA: 19/03/2018
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia -CCET - UFMA
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS QUÍMICOS NO JOGO PLANETA QUÍMICA A PARTIR DA TEORIA DA AÇÃO MEDIADA.
PALAVRAS-CHAVES: Química; Jogo “Planeta Química: uma aventura no cotidiano”; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); Produção de significados; Teoria da Ação Mediada.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A Química é importante porque nossa vida depende em larga escala dos seus benefícios e nós precisamos conhecê-la para exercer nossa cidadania. Um ensino que vise à formação cidadã, preza pela promoção dos conteúdos científicos relacionados com problemas que envolvem o cotidiano dos alunos, a fim de torná-los críticos, reflexivos e participantes na sociedade. Com esse intuito nós propomos o jogo “Planeta Química: uma aventura no cotidiano” como ferramenta sociocultural para o estudo da produção de significado quanto aos conceitos das funções inorgânicas, para compreender os processos de domínio e apropriação dos conceitos químicos dos alunos do 2º ano do Ensino Médio durante uma sequência didática. O jogo versa na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) inserindo os alunos em situações cotidianas a fim de que estes utilizem do conhecimento químico adquirido para solucionarem as problemáticas, fazendo a aplicabilidade de tal conhecimento no dia a dia. Além do jogo, serão oferecidas outras ferramentas como experimentos e lista de exercício. Temos como suporte teórico a Teoria da Ação Mediada de James Wertsch, que apóia-se nos estudos de Vigotski para produção de significados, Bakhtin na dialogia e nos gêneros discursivos e Burke para ação humana. Com esta pesquisa, esperamos contribuir na construção dos significados dos alunos que serão observados nas discussões das situações problemas e se eles dominaram ou se apropriaram dos conceitos químicos, a partir da seleção das ferramentas que serão ofertadas, e a qual é dado maior apreço. Esperamos que essas ferramentas possibilitem o domínio e apropriação dos conceitos químicos estudados, contribuindo para o ensino da Ciência/Química na abordagem sociocultural dos games.
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES