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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZELIO VELOSO PINTO

2018-03-26 16:10:21.13

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZELIO VELOSO PINTO
DATA: 02/04/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia -CCET - UFMA
TÍTULO: AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM QUÍMICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES PARA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Experimentação. Avaliação da aprendizagem. Ensino de Química
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A presente pesquisa visa analisar os discursos dos professores de Química, sobre suas perspectivas de métodos avaliativos ao adotarem práticas experimentais nas aulas de química do ensino médio, tendo como alicerce de interesse à construção de conhecimentos a aprendizagem significativa dentro do processo de ensino-aprendizagem. Dentro do contexto de alfabetização cientifica por meio do conhecimento químico, entende-se ser essencial discutir, refletir e vislumbrar as concepções de avaliação educacional e suas implicações diante de uma ótica de implementação intencional da experimentação no ensino de Química. Adotou-se como aporte teórico as reflexões sobre avaliação da aprendizagem de Bloom (1993), Haydt (1997), Hoffmann (2003), Luckesi (2000), Perrenoud (1999) e Sanmarti (2009) que em seus trabalhos estabelecem as suas concepções sobre a classificação do processo avaliativo. Ainda intenta-se identificar a presença das práticas experimentais dentro de um contexto de planejamento dos professores de química, além de caracterizar essas atividades experimentais e reconhecer como se dá o processo avaliativo diante dos princípios de aprendizagem significativa e alfabetização científica. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, utilizando-se análise documental e análise de conteúdo dos discursos dos professores de química, que foram apreciados sob o esquema da metodologia de redes sistêmicas. Os dados discutidos neste trabalho foram obtidos por meio da seleção de três escolas e de um conjunto de trinta e dois professores de química da rede pública estadual de ensino médio do município de Itapecuru-Mirim. o material de análise é composto pelos planos pedagógicos e pelas falas dos docentes, depois de aplicado à entrevista durante o desenvolvimento da pesquisa. Identificou-se no perfil sócio profissional que estes personagens atuam em condições semelhantes em sua prática educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 407574 - JOACY BATISTA DE LIMA

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