Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON NOGUEIRA ALMEIDA

DISCENTE: ANDERSON NOGUEIRA ALMEIDA
DATA: 09/04/2018
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia - CCET - UFMA
TÍTULO: O CURRÍCULO E O PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA (UFMA) SOB A PERSPECTIVA DISCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial de Professores, Currículo, Ensino de Ciências, Ensino de Química, Representação Social (RS).
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Muito se discute sobre a necessidade de políticas mais eficientes de formação inicial docente devido à grande importância social da profissão professor. Para tal, teorias são consolidadas, diretrizes são reformuladas, contudo, o sentimento de desvalorização, estagnação e/ou mesmo retrocesso ainda persiste. Um dos reflexos é o desinteresse pela carreira docente, em que o número de formados em licenciatura nas áreas das Ciências Naturais parece ser insuficiente para suprir a demanda do sistema educacional brasileiro. É necessário reconhecermos que existem falhas formativas. Os cursos de formação de professores podem estar apresentando inadequações diante de uma demanda social ou desvios e segmentações referentes à sua estrutura curricular. Assim, buscamos com esse trabalho compreender mais de perto a formação inicial docente (em específico de Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA), pela perspectiva do futuro/recém professor. Que profissional o curso de Química Licenciatura da UFMA está formando? Há fragilidades no processo formativo? Se há, quais são? São indagações importantes para entendermos o andamento do sistema formativo docente e vislumbrarmos possíveis melhorias educacionais no âmbito local e nacional. Para tanto, problematizamos o currículo de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Maranhão: caracterizando as finalidades do curso quanto ao perfil profissional proposto, por meio de estudo documental do Projeto Político do Curso (PPC) diante das teorias e diretrizes curriculares; compreendendo as representações dos alunos cursistas dos últimos semestres e dos recém-egressos, quanto ao perfil desenvolvido por estes após o egresso do curso, à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) segundo Serge Moscovici, por meio de questionário sistêmico de caráter misto, com análise de Conteúdo segundo Laurence Bardin. Desta forma, podemos estabelecer relações, comparações e interpretações que colaborarem para reflexões acerca de uma estrutura curricular que esteja em conformidade com o objetivo maior que o termo “Curso de Licenciatura” sugere, qual seja: formar professor.
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 407574 - JOACY BATISTA DE LIMA