Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSANDRA MARIA RIBEIRO COSTA

DISCENTE: CASSANDRA MARIA RIBEIRO COSTA
DATA: 23/04/2018
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia - CCET - UFMA
TÍTULO: NANOCIÊNCIA NUMA ABORDAGEM CTS PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALAVRAS-CHAVES: Nanociência e Nanotecnologia. Ensino de Ciências. Educação de Jovens e Adultos. Abordagem CTS. Método Paulo Freire.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Neste momento em que vivemos com o crescente avanço das ciências e tecnologias, é necessário que a educação se faça presente, permitindo acesso ao conhecimento de maneira que forme estudantes conscientes e críticos. Dentro deste contexto, considerando a não neutralidade do conhecimento científico, buscamos assumir a necessidade de envolver alunos de diferentes níveis de escolaridade no estudo das ciências. A presente pesquisa visa analisar as concepções de jovens e adultos sobre conhecimentos de física e de tecnologia na escala nanométrica, a partir de uma sequência didática numa perspectiva CTS. Este estudo esta pautado na Abordagem CTS e no método de ensino de Paulo Freire. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e estudo de caso que se desenvolveu em uma turma do 2 ano da escola da rede estadual de ensino Centro de Ensino Estado da Guanabara, no município de São José de Ribamar, Maranhão. Contou com a participação com a participação de 20 alunos de uma turma do 2º ano de Ensino Médio da modalidade EJA. Os procedimentos metodológicos utilizados para construção dos dados foram questionários semiestruturados. As categorias definidas para a análise dos dados foram: (1) Conhecendo os sujeitos da pesquisa; (2) Investigando as concepções prévias dos alunos. Os resultados revelam em seus perfis um número muito grande procurando a EJA, que são sujeitos que buscam essa modalidade para concluir o ensino médio mais rápido, são trabalhadores em busca de um emprego melhor. As concepções sobre os conhecimentos prévios dos jovens e adultos sobre os conhecimentos científico e tecnológico estão sempre relacionados a aparelhos tecnológicos e que só traz melhoria para população, evidenciando a necessidade de uma formação mais crítica e reflexiva no ensino.
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES