Banca de DEFESA: GILVAN AZEVEDO DOS SANTOS

DISCENTE: GILVAN AZEVEDO DOS SANTOS
DATA: 26/04/2018
LOCAL: Auditório II do Centro de Ciencias Exatas e Tecnologia - CCET - UFMA
TÍTULO: O QUE DIZ O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA?
PALAVRAS-CHAVES: Projeto Pedagógico; Formação de Professores; Ensino e Aprendizagem; Matemática, Educação Matemática
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Este trabalho procura compreender quais a características da formação de professores de Matemática a partir da análise das concepções de formação teórica e didático-pedagógica presentes no Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus Paulo VI. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, utilizando-se como suporte teórico-metodológico a pesquisa documental e o método dialético. Realizou-se, até este momento, a análise do conteúdo de duas categorias, concepção de Matemática e concepção de Ensino da Matemática, em que foi possível observar que não há uma indicação explícita no texto de qual concepção de Matemática baliza o Projeto Pedagógico, mas encontramos elementos que se aproximam das concepções filosóficas absolutistas, que defendem a inefabilidade da Matemática. No que diz respeito à concepção de Ensino de Matemática, constatamos que o documento não se aprofunda sobre o contexto real de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, apresentando ideias que não se concretizam na formação realmente oferecida, caracterizando uma desintegração entre teorias e práticas.
Interno - 251.548.503-00 - DEA NUNES FERNANDES - CEFET-MA
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE