Banca de DEFESA: TAISA LAYANE SALAZAR QUEIROZ

DISCENTE: TAISA LAYANE SALAZAR QUEIROZ
DATA: 27/04/2018
LOCAL: Sala de Multimídias, Campus VII, UFMA, Codó - MA
TÍTULO: CONFIGURAÇÃO CURRICULAR E PROFISSIONALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA: do discurso à realidade.
PALAVRAS-CHAVES: Educação superior; Avaliação; Curso de Química; Currículo; Estudo comparativo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: O presente trabalho realizou um estudo comparativo entre Cursos de Química Licenciatura de maior rendimento (nota 5) na avaliação do SINAES, e os de nota 2. Os critérios empregados para esta comparação foram: parâmetros descritivos e inferencial estatísticos; a duração dos cursos; os perfis profissionais, e a análise das estruturas curriculares. Os dados relativos à avaliação do SINAES foram extraídos dos relatórios do INEP e referentes ao ano de 2014. Dos 245 cursos de Química Licenciatura existentes em 2014, 5% apresentaram conceito CPC 2 e 3% apresentaram nota máxima (CPC = 5). Este dois grupos foram estatisticamente distintos, segundo os parâmetros descritivos e inferencial empregados (mediana, média, desvio padrão, variância, valores mínimo e máximos, amplitude e quartis, teste-t), para todas as dimensões de análise do SINAES: Desempenho dos Estudantes (NC, NIDD), Corpo docente (NM, NO, excetuando-se NR) e Percepção Discente sobre a Formação do Processo Educativo (NF, NA, excetuando-se NO). Entretanto, no tocante carga horária média (conteúdos científico-culturais, práticas de ensino, AACC. estágio, etc), perfis dos egressos e componentes curriculares, não se observou uma diferença significativa entre os grupos, o que indica que é na prática pedagógica (currículo real e oculto), facilitada pela infraestrutura , formação docente e perfis dos alunos participantes, que os possíveis elementos diferenciais se encontram.
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES