Banca de DEFESA: RAYANE KELLY PEREIRA RIBEIRO

DISCENTE: RAYANE KELLY PEREIRA RIBEIRO
DATA: 25/10/2018
LOCAL: Núcleo de Tecnologia da Informação/UFMA
TÍTULO: A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS QUÍMICOS NO JOGO PLANETA QUÍMICA A PARTIR DA TEORIA DA AÇÃO MEDIADA
PALAVRAS-CHAVES: Jogo “Planeta Química; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); Produção de significado dos conceitos químicos; Teoria da Ação Mediada.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A vida depende em larga escala da Química e dos seus benefícios, por isso é importante conhecê-la para o exercício da cidadania. Um ensino que vise à formação cidadã, preza pela promoção dos conteúdos científicos relacionados com problemas que envolvam o cotidiano dos alunos, a fim de torná-los críticos, reflexivos e participantes na sociedade. Com esse intuito nós propomos o jogo “Planeta Química: uma aventura no cotidiano” como ferramenta sociocultural para o estudo da produção de significado quanto aos conceitos das funções inorgânicas, para compreendermos os processos de domínio e apropriação dos conceitos químicos dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. O jogo versa na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) inserindo os alunos em situações cotidianas a fim de que utilizem do conhecimento químico adquirido para solucionarem as problemáticas, relacionando o conhecimento com seu dia a dia. Tomamos como suporte teórico a Teoria da Ação Mediada de James Wertsch, que apoia-se nos estudos de Vigotski para produção de significados, Bakhtin na dialogia e nos gêneros discursivos e Burke para ação humana.A sequência didática foi construída com base no modelo topológico de ensino proposto por Marcelo Giordan e aplicada com 6 alunos no laboratório de informática e de química, durando 7 momentos e fazendo uso das seguintes ferramentas socioculturais: Jogo "Planeta Química", experimentos e lista de exercício problematizadora. Durante a aplicação do jogo, os alunos estavam em duplas e eram acompanhados pela webcam interligada ao computador, gravador de voz e pela câmera tripé fixada ao canto da sala. As imagens e vozes dos alunos foram captadas no software Vokoscreen®, originando os vídeos que foram editados no Wondershare Video Editor® e categorizados pelo programa MaxQDA®.A partir dos dados obtidos e analisados, podemos afirmar que a sequência didática contribuiu para a construção dos significados dos alunos. Durante as discussões propostas, foi observado o desenvolvimento dos conceitos dos alunos quando eles interagiam com os pares, através dos diálogos, auxiliando-os na compreensão do conteúdo e incentivando a vencer os desafios apresentados no jogo. Os alunos apresentaram domínio dos conceitos químicos, evidenciando a internalização do conteúdo. No entanto, não afirmamos que houve apropriação, mas que os alunos estavam a caminho, sendo necessário maior aprofundamento do conteúdo. Por fim, apontamos o jogo como ferramenta potencializadora para aprendizagem dos alunos, pela sua contribuição significante para o ensino da Química na abordagem sociocultural.
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA