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Banca de DEFESA: ANDERSON NOGUEIRA ALMEIDA

2018-12-16 22:43:16.26

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON NOGUEIRA ALMEIDA
DATA: 17/12/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório I
TÍTULO: O CURRÍCULO E O PERFIL DO EGRESSO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA DISCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial de Professores, Currículo, Ensino de Ciências, Ensino de Química, Representação Social (RS).
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Muito se discute sobre a necessidade de políticas mais eficientes de formação inicial docente mediante a importância social da profissão professor. Para tal, teorias são consolidadas, diretrizes são reformuladas, contudo, o sentimento de desvalorização, estagnação e retrocesso ainda persistem. Um reflexo desse panorama é o desinteresse pela carreira docente, em que o número de formados em licenciatura nas áreas das Ciências Naturais parece ser insuficiente para suprir a demanda do sistema educacional brasileiro. É necessário reconhecermos que existem falhas formativas. Assim, buscamos com esse trabalho compreender mais de perto a formação inicial docente (em específico de Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA), pela perspectiva do futuro/recém professor. Que profissional o curso de Química Licenciatura da UFMA está formando? Há fragilidades no processo formativo? Se há, quais são? São indagações importantes para entendermos o andamento do sistema formativo docente e vislumbrarmos possíveis melhorias educacionais no âmbito local e nacional. Para tanto, problematizamos o currículo de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Maranhão: caracterizando as finalidades do curso quanto aos objetivos e justificativa propostos, por meio de estudo documental do Projeto Político do Curso (PPC), diante das teorias e diretrizes curriculares; representando, pelo viés dos recém-egressos, dentre outros aspectos, a área de atuação, os grupos de conhecimento, o perfil pessoal e o perfil profissional desenvolvidos no curso. O estudo foi realizado à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) segundo Serge Moscovici, por meio de questionário sistêmico de caráter misto, com Análise de Conteúdo segundo Franco (2003) e Bardin (2011) para questões pontuais. Através das análises percebemos que o recém egresso não está saindo do curso para atuar na educação básica; foi preparado predominantemente pela área do Grupo Técnico e Conceitual de Química, em que há o preparo massivo de base conceitual química, deixando de lado o desenvolvimento de habilidades dos grupos pedagógicos e humanísticos; e possui um perfil predominantemente com caráter tradicional e reprodutor. Dessa forma, temos concluído que o curso de Licenciatura em Química da UFMA precisa atentar em seu currículo a fatores ligados às teorias críticas e pós-críticas para uma efetiva formação de indivíduos na área. As relações, comparações e interpretações deste trabalho colaboram para reflexões acerca de uma estrutura curricular que esteja em conformidade com o objetivo maior que o termo “Curso de Licenciatura” sugere, qual seja: formar professor.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 407574 - JOACY BATISTA DE LIMA
Externo à Instituição - ROGERIO DE MESQUITA TELES - IFMA

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