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Banca de DEFESA: LUIZELIO VELOSO PINTO

2018-12-17 02:14:36.786

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZELIO VELOSO PINTO
DATA: 17/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: PROFESSORES DE QUÍMICA E PROPOSIÇÕES DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA DIREÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
PALAVRAS-CHAVES: Experimentação. Concepções de professores. Ensino de Química
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A presente pesquisa visou analisar os discursos dos professores de Química, sobre suas concepções de planejamento e práticas experimentais nas aulas de química do ensino médio, tendo como alicerce de interesse à vista sobre o processo de construção de conhecimentos e do alcance da aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem. Buscou-se identificar a presença das práticas experimentais dentro de um contexto de planejamento dos professores de química, além de caracterizar essas atividades experimentais e reconhecer como se dá o processo avaliativo diante dos princípios de aprendizagem significativa e alfabetização científica. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, utilizando-se análise documental (planejamentos dos professores de química) e análise de conteúdo dos discursos dos professores de química, que foram organizados sob o esquema da metodologia de redes sistêmicas. O universo da pesquisa direcionou-se para uma amostragem de professores de química da rede pública estadual de ensino médio do município de Itapecuru-Mirim. O material de análise foi composto por planos pedagógicos e entrevistas a uma amostragem de professores durante o desenvolvimento da pesquisa. Identificou-se no perfil sócio profissional que estes personagens atuam em condições semelhantes em sua prática educacional. Observou-se, ainda que, no discurso dos professores há compreensão de que a atividade experimental é um excelente recurso metodológico, contudo a abordagem demonstrativa e verificacionista são a mais abordada pelos docentes em suas rotinas educativas e de acordo com os autores embasados, não é a mais recomendada, visto que esses autores concordam que a abordagem investigativa seria a mais adequada às aulas de química. Portanto diante do que foi estudado nesta pesquisa, existe uma longa jornada a ser galgada para as visões sobre a implementação das atividades experimentais e que defende-se a necessidade de novas pesquisa sobre as inovações metodológicas na intenção de se alcançar a aprendizagem significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 407574 - JOACY BATISTA DE LIMA
Externo à Instituição - MARCELO MOIZINHO OLIVEIRA - IFMA

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