Banca de DEFESA: CASSANDRA MARIA RIBEIRO COSTA

DISCENTE: CASSANDRA MARIA RIBEIRO COSTA
DATA: 15/01/2019
LOCAL: Auditório II - CCET/UFMA
TÍTULO: NANOCIÊNCIA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA ABORDAGEM CTS
PALAVRAS-CHAVES: Nanociência e Nanotecnologia. Ensino de Ciências. Educação de Jovens e Adultos. Abordagem CTS. Método Paulo Freire.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Na atualidade, o crescente avanço das ciências e das tecnologias em diferentes setores da sociedade tem exigido que elas sejam estudadas pela população desde os anos iniciais da Educação Básica, como forma de permitir acesso ao conhecimento para formação de cidadãos conscientes e críticos. Este estudo, desenvolvido com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), se propões estudar questões relacionadas à nanotecnologia. Inicialmente foi feita uma revisão na literatura sobre estudos da nanociência e da nanotecnologia no ensino de ciência, seguida por uma breve retrospectiva histórica sobre a educação de adultos no Brasil. Descreve-se o apoio teórico metodológico da pesquisa e a aplicação de uma Sequência Didática construída como instrumento metodológico para estudar a temática “partículas nanométricas” com base na abordagem do movimento Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) articulados aos princípios da educação freiriana. Desenvolvida em cinco encontros, numa turma da EJA, o estudo teve início com a aplicação de dois questionários com o propósito de traçar o perfil dos sujeitos pesquisados e obter conhecimentos prévios destes sujeitos sobre a temática a ser estudada. Nos encontros seguintes, foram realizadas atividades envolvendo exibições de vídeos e leituras de textos, seguidos por discussões e produções textuais em respostas a questões levantadas para suscitar reflexão sobre a temática estudada. Discutindo-se conceitos relativos às nanopartículas presentes no cotidiano dos estudantes, foram feitos questionamentos no sentido de levar os alunos a conhecerem a temática estudada, a se posicionarem criticamente sobre as condições e o ambiente em que vivem e a agirem com responsabilidade social mediante a presença de produtos da ciência e das tecnologias atuais.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA