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Banca de QUALIFICAÇÃO: UERLENE DO ROSÁRIO GARCÊS RIBEIRO

2019-02-11 12:32:58.322

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UERLENE DO ROSÁRIO GARCÊS RIBEIRO
DATA: 11/02/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: OBESIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS: uma proposta pedagógica
PALAVRAS-CHAVES: Obesidade. Ensino de Ciências. Estudos Culturais. Livro didático. Educação em Saúde
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A obesidade nem sempre foi vista como estigma social. Antigamente era tida como sinal de formosura, prestígio e riqueza, sendo frequentemente considerada como símbolo de saúde, força e poder. A obesidade sofreu (e vem sofrendo) significativas transformações na sociedade, e isso modificou a maneira de perceber o “gordo”, o que antes era apreciado e valorizado hoje é visivelmente rejeitado e estigmatizado. Por ser um fenômeno biomédico e sociocultural é importante que seja problematizado a partir de análises que pensem o tema de forma plural e cidadã principalmente no âmbito educacional. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar os discursos sobre a obesidade presentes em livros didáticos de Ciências do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 e utilizados em escolas públicas da cidade de São Luís, Maranhão. De modo a: compreender a ideia de obesidade nesses livros; caracterizar os aspectos biomédicos e socioculturais nesses livros e propor didáticas e metodologias direcionadas aos professores e professoras de Ciências do ensino fundamental para que possam problematizar o tema da obesidade em suas aulas de Ciências. A pesquisa caracteriza-se como sendo de perspectiva qualitativa e de cunho documental. Os livros didáticos de Ciências foram adquiridos em quatro escolas do bairro da Vila Palmeira, totalizando doze livros (três coleções) do 6º ao 9º ano. Os livros estão sendo analisados a partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e a Análise de Conteúdo seguindo as orientações de Bardin (1977). A priori foi possível identificar que, dentre as coleções em análise, o livro em que o tema da pesquisa vem sendo apresentado com maior frequência é o livro do 8º ano. Nas três coleções, este livro (do 8º ano) vem trazendo informações acerca da obesidade a partir dos conhecimentos relacionados à alimentação. Dessa forma, consideramos ser relevante refletir sobre as formas de perceber a obesidade nos contextos - histórico, social, cultural, médico, biológico e educacional a partir do livro didático, por entender que é nesse material que o/a aluno/a muitas vezes encontra apoio teórico para realizar suas atividades escolares e suprir suas necessidades educacionais. E, além disso, é o recurso mais utilizado pelo/a professor/a para subsidiar seu trabalho docente. Então, a forma como o conteúdo está expresso nesses livros pode contribuir (ou não) para uma percepção fechada ou errônea acerca do tema.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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