Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL BARCELOS DA CUNHA

2019-02-11 12:40:35.204

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL BARCELOS DA CUNHA
DATA: 11/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: DISCURSOS DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE CIÊNCIAS SOBRE O TEMA DA HOMOSSEXUALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Homossexualidade. Ensino de Ciências. Escola sem Partido. Estudos Culturais em Educação
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Esta pesquisa tem buscado analisar os discursos de professores e professoras de Ciências de 6º ao 9º ano de escolas públicas municipais de São Luís – MA sobre o tema da homossexualidade. Para tanto, objetivamos compreender as concepções dos/as docentes acerca da homossexualidade e sua abordagem nas aulas de Ciências; identificar tipos de argumentos para expor suas percepções sobre o tema a homossexualidade; e problematizar a importância de se discutir o tema, tendo como aporte teórico-metodológico os Estudos Culturais em Educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas com dez docentes de escolas do Núcleo Itaqui/Bacanga. As entrevistas foram gravadas e estão sendo transcritas e submetidas à técnica de análise de conteúdo que tem auxiliado na construção das categorias de análise, a saber: “Homossexualidade é...”, “A homossexualidade no ensino de Ciências”, “ Homofobia e o papel da escola” e “O cenário atual e seus reflexos no ensino de Ciências”. Até o momento, após leituras flutuantes e em profundidade realizadas em três entrevistas, percebemos discursos docentes que veem a homossexualidade das seguintes perspectivas: atração e prática sexual restrita; homossexualidade como tema evitado e silenciado nas aulas de Ciências; o não enfrentamento à homofobia pela escola é uma prática cotidiana; existem contradições acerca do silenciamento governamental na abordagem do tema pela BNCC e a postura inclusiva da escola em não silenciar e realizar a discussão; existe a percepção da homossexualidade como uma condição afetivo-sexual; alguns docentes trabalhariam o tema desconstruindo visões distorcidas; há o destaque sobre a importância da escola no combate a homofobia. Percebemos até o momento que, mesmo que haja docentes com uma visão conservadora, existem outros/as que consideram a importância da abordagem do tema nas aulas de Ciências para combater o preconceito. Assim, diante do atual cenário, vemos a possibilidade de alguns/mas docentes desenvolverem um trabalho de resistência e voltado para o respeito, alteridade e desconstrução de preconceitos
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Presidente - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

fim do conteúdo