Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA

DISCENTE: PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS CONTEÚDOS DE FÍSICA MODERNA: ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica. Física Moderna. Livro Didático. Ensino de Física
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A Ciência tem contribuído diretamente na materialização dos avanços científicos e tecnológicos, principalmente os aparatos oriundos de pesquisas relacionadas à Física Moderna. No entanto, o Ensino de Ciências e da Física em particular não tem acompanhado esse desenvolvimento e cada vez mais se distancia das necessidades dos alunos, no que diz respeito aos conhecimentos científicos mais atuais. Com relação a isto, justificamos a nossa pesquisa a fim de investigar de que forma os conteúdos de Física Moderna são apresentados nos livros didáticos de três escolas públicas do ensino médio de São Luís –MA. O livro didático é um instrumento do Currículo mais adotado nas escolas e o principal recurso que orienta significativamente a prática docente, embora não seja o único. É no livro didático que se encontram as informações sobre o conhecimento científico já sistematizado pelo Currículo, por isso é objeto de discussão há bastante tempo no campo de pesquisa em Ensino de Ciências. Este instrumento de ensino tem necessidade de mudanças constantes para que atenda pelo menos uma parte dos objetivos a que se destina. Nesse contexto, o presente trabalho busca identificar a qualidade da abordagem dos conteúdos de Física Moderna presentes nos livros didáticos de Física aprovados no Programa Nacional do Livro Didático- PNLD para o período de 2018-2020. Para tanto, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) Descrever os conteúdos de Física Moderna presente nos Livros Didáticos; (ii) Analisar os conteúdos teóricos, as atividades propostas e os recursos adicionais frente aos indicadores de alfabetização científica. A pesquisa caracteriza-se sendo de perspectiva qualitativa e do tipo documental. Os livros foram analisados tendo como referencial metodológico a proposta de Laurence Bardin. Apresentamos resultados referentes ao objetivo específico (i) e parte da discussão das categorias de análise. A priori, identificamos que os livros didáticos possuem quantidade de unidades e capítulos diferentes. Na primeira parte foi possível observar que dentre os livros didáticos analisados, apenas um deles apresenta os principais conteúdos de Física Moderna. Na discussão da categoria 1 referente a introdução dos conteúdos, constatamos que o mesmo livro é o que melhor aborda os conteúdos, de forma clara e levando o leitor a refletir sobre os temas abordados. A construção histórica detalhada é um indicador de alfabetização científica que se destaca, pois proporciona ao aluno momentos de reflexão sobre o desenvolvimento da Ciência e sobre a desconstrução da "verdade absoluta". Os autores desse livro, abordam os conteúdos de forma interdisciplinar, integrando a Física à outras áreas da Ciência. As imagens apresentadas no livro estão conectadas aos conteúdos e muitas vezes complementam a explicação teórica dos conteúdos.
Presidente - 1241719 - SILVETE CORADI GUERINI
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA