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Banca de QUALIFICAÇÃO: THANIELLE SOUZA SILVA

2019-02-26 17:24:51.22

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THANIELLE SOUZA SILVA
DATA: 28/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório 2 - CCET/UFMA
TÍTULO: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O ENREDO DA PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química. Experimentação. Avaliação da aprendizagem.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: A experimentação passou a ganhar maior espaço no ensino de Ciências a partir do século XX, desde então, faz parte da prática docente, ou como é mais comum, do imaginário do professor, geralmente como símbolo da excelência pedagógica na área. Hoje, a experimentação encontra-se em situação de reabilitação ou de revisão crítica, portanto sendo importante a sua problematização no contexto educacional. Diante disso, esta pesquisa objetiva investigar as concepções de professores sobre o universo da experimentação no ensino de Química pela perspectiva da avaliação da aprendizagem a partir das práticas experimentais aplicadas no planejamento disciplinar em uma amostragem de escolas públicas do ensino médio da cidade de São Luís/Maranhão. E entendendo que a avaliação é uma prática essencial no contexto educacional, torna-se fundamental investigar se os professores têm avaliado as suas atividades e quais ações estes tem feito para fazer esse processo regular-se a fim de alcançar uma aprendizagem significativa. A pesquisa se caracteriza como uma investigação qualitativa e se apoia em dois instrumentos de coleta de dados, sendo eles o questionário e a entrevista semiestruturada, e tem como “corpus” de análise a fala dos professores. O questionário foi utilizado como uma ferramenta de filtro que nos ajudou a delinear os sujeitos da nossa pesquisa, que no caso foram os professores que fazem implementação de atividades experimentais em suas aulas. Os questionários e entrevistas estão sendo analisados segundo a metodologia de Bardin (2011). Diante do objetivo de sistematizar os dados da pesquisa de forma a integrar, relacionar e compreender o objeto investigado pela análise de conteúdo, está se organizando os dados em uma rede sistêmica, construída sob a ótica de três blocos de análises, estabelecidos a partir da verificação dos dados brutos, obtidos por meio das entrevistas. Desse modo, busca-se identificar e agrupar os principais signos ou códigos de significados recorrentes nos depoimentos do grupo de professores de Química investigados, concentrando-os em categorias estabelecidas como chave para análise deste estudo. A primeira etapa desta pesquisa teve como objetivo caracterizar os sujeitos participantes, para isso utilizamos o questionário como uma ferramenta de filtro, pois através desta identificamos os professores que fazem implementação de atividades experimentais. Além de conhecermos os professores que fazem a implementação de atividades experimentais, conseguimos observar também as concepções em relação a importância da experimentação nas aulas de química. É fundamental ressaltar que todos os professores consideram essencial, mas uma boa parte não faz essa implementação. Muitas justificativas são dadas, mais será que a utilização da experimentação durante as aulas de Química não se incide em um processo cultural? Será que a formação inicial e continuada tem focado sobre esses aspectos? Esses são alguns problemas que objetivamos discutir ao longo desta pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES

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