Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE OLIVEIRA SOARES

DATA: 28/02/2019
LOCAL: Auditório 2 - CCET/UFMA
TÍTULO: A FÍSICA EM ESCALA NANOMÉTRICA E O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Nanociência; CTS; Teatro; Metodologia de Ensino
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: Neste estudo buscamos analisar o aprendizado de alunos em conteúdos sobre ciência e/ou tecnologia na nanoescala, numa escola da educação básica, a partir de atividades realizadas com uso da dramaturgia como ferramenta didática na prática de ensino e de aprendizagem. Para isto, inicialmente construímos de uma sequência didática com conceitos de ciências e de tecnologias em escala manométrica. Utilizando a abordagem qualitativa em todas as etapas, de análise tendo como instrumento teórico cinco técnicas da metodologia do Teatro do Oprimido, desenvolvidas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal e construídas com a perspectiva de atender uma determinada necessidade social vivenciada pelo o autor em diferentes situações e países, aliando o teatro com ações sociais, numa ideologia de educação como sinônimo de liberdade. Na perspectiva dramatúrgica de Boal, a proposta para ser construída, não necessariamente são por atores profissionais, mas por qualquer pessoa. As técnicas utilizadas na construção das peças teatrais neste trabalho contemplaram o Teatro Jornal, o Teatro Fórum, o Teatro Imagem, o Teatro do Invisível e o Teatro Legislativo. Os sujeitos participantes da pesquisa, foram professores e alunos de uma escola pública estadual do Maranhão. As atividades desenvolvidas envolveram questionários aplicados os professores e os alunos, gincana escolar e apresentação de peças teatrais. Como resultado, foi revelado que, embora as nanotecnologias estejam presentes no cotidiano da população, pouco conhecimento os estudantes tinham em relação a esta ciência contemporânea, mesmo em uso por eles em equipamentos eletrônicos diariamente. As técnicas utilizadas na construção das peças teatrais apresentaram-se como desafiadoras para os docentes e discentes, porém, aliadas ao estudo sobre a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), promoveram o desenvolvimento de reflexões críticas acerca dos produtos oriundos da ciência e da tecnologia, de forma interativa, criativa proporcionaram o desenvolvimento dos indivíduos envolvidos. A motivação dos alunos para estudar e aprender sobre a ciência, proporcionado a alfabetização científica da comunidade – tornando acessível a ciência para os não cientistas -, como necessidade imprescindível de sobrevivência dos indivíduos, prevenindo desastres evitável sobretudo por nossa ignorância sobre as ciências, tornando a sociedade, que está fundamentada na ciência e na tecnologia, mais democrática.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA