Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA LOUZEIRO NUNES SOUSA

DISCENTE: DANIELA LOUZEIRO NUNES SOUSA
DATA: 05/06/2019
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: O ENSINO DE FÍSICA NUMA ABORDAGEM CTS: O CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA COMO TEMÁTICA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Alcântara; Educação quilombola; Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente pesquisa partiu do interesse pelo estudo da ciência e tecnologia brasileira, em especial pelas controvérsias sociais por elas desencadeadas. Nesta pesquisa a controvérsia social de Alcântara é nosso ponto de partida, por meio da abordagem CTS busca-se compreender a ciência e a tecnologia brasileiras em seu contexto social. Essas discussões tornam-se imprescindíveis, uma vez que as pesquisas realizadas costumam centrar em problemas e soluções importados ou na reprodução do que se produz no exterior. Por outro lado, essas discussões podem nos trazer respostas/encaminhamentos para enfrentar os desafios em nossas práticas pedagógicas de ensino e, mais especificadamente, no ensino de Física na educação quilombola. Este estudo compreende uma pesquisa qualitativa de cunho educacional por meio da qual pretende-se abordar a temática de instalação do Centro de Lançamento de Alcântara, visando o aprofundamento das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em turmas de nível médio de ensino de Física. Tendo como objetivos - desenvolver no aluno um olhar crítico para a sua realidade e para a ciência; despertar o interesse e a motivação dos estudantes; possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e competências importantes como a capacidade de argumentação e utilização e compreensão da linguagem da Ciência. Desenvolveu-se, em um primeiro momento, uma investigação de caráter exploratório buscando-se a aproximação entre a problemática social local que envolve Ciência e Tecnologia e, posteriormente, analisar o desenvolvimento de uma unidade de ensino focada nessa temática, no contexto escolar. Noções oriundas do movimento CTS sustentaram teoricamente essa pesquisa oferecendo tanto elementos que permitam a exploração das relações CTS durante a investigação exploratória da temática quanto elementos que permitam a estruturação de sequências com enfoque CTS, por considerarmos importante abordar a Física produzida no país e/ou associada aos nossos problemas locais.
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Interno - 407304 - REGINA CELIA DE SOUSA