Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA LOUZEIRO NUNES SOUSA
2019-06-05 08:07:52.128
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA LOUZEIRO NUNES SOUSA
DATA: 05/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: O ENSINO DE FÍSICA NUMA ABORDAGEM CTS: O CENTRO DE LANÇAMENTO DE
ALCÂNTARA COMO TEMÁTICA DE ESTUDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Alcântara; Educação quilombola; Centro de Lançamento de
Alcântara (CLA); Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente pesquisa partiu do interesse pelo estudo da ciência e tecnologia brasileira, em
especial pelas controvérsias sociais por elas desencadeadas. Nesta pesquisa a controvérsia
social de Alcântara é nosso ponto de partida, por meio da abordagem CTS busca-se
compreender a ciência e a tecnologia brasileiras em seu contexto social. Essas discussões
tornam-se imprescindíveis, uma vez que as pesquisas realizadas costumam centrar em
problemas e soluções importados ou na reprodução do que se produz no exterior. Por outro
lado, essas discussões podem nos trazer respostas/encaminhamentos para enfrentar os desafios
em nossas práticas pedagógicas de ensino e, mais especificadamente, no ensino de Física na
educação quilombola. Este estudo compreende uma pesquisa qualitativa de cunho educacional
por meio da qual pretende-se abordar a temática de instalação do Centro de Lançamento de
Alcântara, visando o aprofundamento das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade
(CTS) em turmas de nível médio de ensino de Física. Tendo como objetivos - desenvolver no
aluno um olhar crítico para a sua realidade e para a ciência; despertar o interesse e a
motivação dos estudantes; possibilitar que os estudantes desenvolvam habilidades e
competências importantes como a capacidade de argumentação e utilização e compreensão da
linguagem da Ciência. Desenvolveu-se, em um primeiro momento, uma investigação de
caráter exploratório buscando-se a aproximação entre a problemática social local que envolve
Ciência e Tecnologia e, posteriormente, analisar o desenvolvimento de uma unidade de ensino
focada nessa temática, no contexto escolar. Noções oriundas do movimento CTS sustentaram
teoricamente essa pesquisa oferecendo tanto elementos que permitam a exploração das
relações CTS durante a investigação exploratória da temática quanto elementos que permitam
a estruturação de sequências com enfoque CTS, por considerarmos importante abordar a
Física produzida no país e/ou associada aos nossos problemas locais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Interno - 407304 - REGINA CELIA DE SOUSA
Interno - 1241719 - SILVETE CORADI GUERINI