Banca de DEFESA: BÁRBARA LETHICYA SILVA SOUSA
2019-06-24 09:05:28.416
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA LETHICYA SILVA SOUSA
DATA: 28/06/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química, Divulgação Cientifica, CTSA
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Os avanços científicos e tecnológicos, ao longo dos anos, proporcionam transformações à
sociedade e neste cenário, a escola sofre readequações, que incluem à inserção de recursos,
técnicas e metodologias como suporte ao ensino e à prática docente. Considerando as novas
tendências educacionais, os conceitos referentes ao movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade
e Meio Ambiente CTSA e os Textos de Divulgação Científica (TDC), como materiais atuais
e diversificados, investigamos neste trabalho as potencialidades dos TDC publicados na seção
Em Dia da revista Ciência Hoje, no período de 2005 a 2018, para à inserção CTSA no ensino
de Química. Utilizamos como referencial de análise, os trabalhos de Santos, Vilches e Brito
(2016a) e Santos, Vilches e Brito (2016b), do qual 22 termos foram adaptados e utilizados como
linhas de abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade. No total de 840 artigos analisados 27%
foram selecionados e caracterizados. Os resultados indicam para área de Química 67,5%
atribuições, Fronteiras 18,73% com ênfase nas áreas de Biologia e Física, Temas Transversais
27,89% com destaque para ética, saúde e meio ambiente. Quanto às linhas de abordagens CTS,
CTSA e Sustentabilidade, os textos foram classificados quanto a frequência de abordagem,
possuindo para medidas para resolver problemas e desenvolvimento sustentável, o total de 40%.
Os assuntos específicos do currículo de Química foram caracterizados quanto as áreas Química
Geral, Físico Química e Química Orgânica, com assuntos tais como estudo dos elementos da
tabela periódica, ácidos e bases, eletrólise, funções orgânicas dentre outros. Diante dos dados
obtidos e considerando as dificuldades na utilização de materiais de divulgação cientifica (DC)
e CTSA no ensino, sugerimos uma oficina como proposta didática, para a inserção de materiais
de divulgação científica (DC) com enfoque CTSA no ensino de Química.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 407574 - JOACY BATISTA DE LIMA
Externo à Instituição - KIANY SIRLEY BRANDAO CAVALCANTE - CEFET-MA