Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: BÁRBARA LETHICYA SILVA SOUSA

2019-06-24 09:05:28.416

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA LETHICYA SILVA SOUSA
DATA: 28/06/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química, Divulgação Cientifica, CTSA
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Os avanços científicos e tecnológicos, ao longo dos anos, proporcionam transformações à sociedade e neste cenário, a escola sofre readequações, que incluem à inserção de recursos, técnicas e metodologias como suporte ao ensino e à prática docente. Considerando as novas tendências educacionais, os conceitos referentes ao movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente – CTSA e os Textos de Divulgação Científica (TDC), como materiais atuais e diversificados, investigamos neste trabalho as potencialidades dos TDC publicados na seção Em Dia da revista Ciência Hoje, no período de 2005 a 2018, para à inserção CTSA no ensino de Química. Utilizamos como referencial de análise, os trabalhos de Santos, Vilches e Brito (2016a) e Santos, Vilches e Brito (2016b), do qual 22 termos foram adaptados e utilizados como linhas de abordagem CTS, CTSA e Sustentabilidade. No total de 840 artigos analisados 27% foram selecionados e caracterizados. Os resultados indicam para área de Química 67,5% atribuições, Fronteiras 18,73% com ênfase nas áreas de Biologia e Física, Temas Transversais 27,89% com destaque para ética, saúde e meio ambiente. Quanto às linhas de abordagens CTS, CTSA e Sustentabilidade, os textos foram classificados quanto a frequência de abordagem, possuindo para medidas para resolver problemas e desenvolvimento sustentável, o total de 40%. Os assuntos específicos do currículo de Química foram caracterizados quanto as áreas Química Geral, Físico Química e Química Orgânica, com assuntos tais como estudo dos elementos da tabela periódica, ácidos e bases, eletrólise, funções orgânicas dentre outros. Diante dos dados obtidos e considerando as dificuldades na utilização de materiais de divulgação cientifica (DC) e CTSA no ensino, sugerimos uma oficina como proposta didática, para a inserção de materiais de divulgação científica (DC) com enfoque CTSA no ensino de Química.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 407574 - JOACY BATISTA DE LIMA
Externo à Instituição - KIANY SIRLEY BRANDAO CAVALCANTE - CEFET-MA

fim do conteúdo