Banca de DEFESA: DANIELA LOUZEIRO NUNES SOUSA

DISCENTE: DANIELA LOUZEIRO NUNES SOUSA
DATA: 28/06/2019
LOCAL: Auditório das Pós-Graduação
TÍTULO: O ensino de física no contexto do município de Alcântara: as comunidades quilombolas e a base de lançamento de foguetes
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Educação quilombola; Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Unidade de Ensino.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo se deu em meio a controvérsias sociais provocadas pelo remanejamento de comunidades remanescentes de quilombolas de suas terras de origem, no município de Alcântara, no estado Maranhão, por nelas ter sido instalada uma base de lançamento de foguetes, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Inicialmente, foram entrevistados moradores das comunidades e professores de uma escola da educação básica, buscando compreender como é visto o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na região por esses sujeitos. Na ausência de manifestação do CLA, seu posicionamento no contexto social pode ser considerado centrado na reprodução de artefatos que responde aos interesses mercadológicos e não em questões e soluções de problemas locais. Utilizando os discursos dos entrevistados como subsídios para gerar respostas/encaminhamentos para enfrentamentos de desafios em práticas pedagógicas de ensino, especificadamente, no ensino de Física na educação quilombola, foi desenvolvida uma unidade de ensino, buscando aproximação entre a problemática social local, que envolve a ciência e a tecnologia. A unidade de ensino de física visa o entendimento de conceitos científicos da ciência e tecnologia utilizados tanto pelas comunidades como pelo CLA e o aprofundamento das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em turmas de nível médio de ensino de Física. As temáticas desenvolvidas na unidade de ensino, “lançamentos de foguetes” e a “termologia e a produção de cerâmica”, tiveram a perspectiva de desenvolver no aluno um olhar crítico para a sua realidade e para a ciência, despertar o interesse e a motivação dos estudantes pela ciência desenvolvida no seu entorno, possibilitando que eles desenvolvam habilidades e competências importantes, como a capacidade de argumentação e utilização e compreensão da linguagem da ciência. Noções oriundas do movimento CTS sustentam teoricamente a unidade de ensino, oferecendo elementos que permitem exploração às relações CTS durante a investigação exploratória da temática e elementos que permitiram a estruturação da unidade de ensino com enfoque CTS, associada a problemas locais.
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Externo à Instituição - Marcel Bruno Pereira Braga - UFAM