Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DOS SANTOS SOARES MACHADO

DISCENTE: RAQUEL DOS SANTOS SOARES MACHADO
DATA: 05/07/2019
LOCAL: Auditório das Pós-Graduação - CCET
TÍTULO: A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA SUBSÍDIOS NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Ensino de Ciências. Lógica de Programação. Produção de Significados em Ciências.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Nos últimos anos, alguns países realizaram mudanças no currículo educacional em relação às componentes curriculares que envolvem os estudos referentes à informática. Dentro deste contexto inserem-se os estudos da Lógica de Programação, que pode auxiliar os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, a criatividade, a inovação, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a interação. Desta forma, esta pesquisa busca analisar como a lógica de programação pode contribuir para o ensino de Ciências, sendo está inserida como componente curricular. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, os documentos selecionados para esta pesquisa foram: currículos, artigos, monografias dissertações e teses. A técnica de estudo utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin (2011), e até o presente momento, apenas os currículos passaram pelo processo total de análise e posterior categorização, são eles: The Australian Curriculum, Next Generation Science Standards, The National Curriculum England e o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Três categorias foram construídas: interdisciplinaridade no ensino de ciências, a lógica de programação para o ensino de ciências em uma perspectiva crítica e a lógica de programação para o ensino de ciências em uma perspectiva técnica. Como resultado, pudemos compreender que os currículos analisados apresentam a lógica de programação para a promoção de um ensino contextualizado e não estão “fechados” em uma perspectiva técnica. Os currículos também apresentam um caráter transformador no sentido de levar seus alunos a tomada de decisão frente a atual situação do mundo, pois o pensamento crítico possibilita aos indivíduos maior envolvimento nas questões sociais, buscar melhores fontes de informação, pensar de forma racional e reflexiva e discutir com propriedade. A finalidade é que os alunos usem os conhecimentos adquiridos para além da sala de aula e utilizem as tecnologias a favor da resolução destes problemas.
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA