Banca de DEFESA: UERLENE DO ROSÁRIO GARCÊS RIBEIRO
2019-08-02 09:12:10.568
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UERLENE DO ROSÁRIO GARCÊS RIBEIRO
DATA: 19/08/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório Pós-Graduação
TÍTULO: O TEMA OBESIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Obesidade. Ensino de Ciências. Estudos Culturais. Livro didático. Educação
em Saúde.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A obesidade nem sempre foi vista como estigma social. Antigamente era tida como sinal de
formosura, prestígio e riqueza, sendo frequentemente considerada como símbolo de saúde,
força e poder. A obesidade sofreu (e vem sofrendo) significativas transformações na sociedade,
e isso modificou a maneira de perceber o gordo, o que antes era apreciado e valorizado hoje
é visivelmente rejeitado e estigmatizado. Por ser um fenômeno biomédico e sociocultural é
importante que seja problematizado a partir de análises que pensem o tema de forma plural e
cidadã principalmente no âmbito educacional. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo
analisar os discursos sobre a obesidade presentes em livros didáticos de Ciências do ensino
fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 e utilizados
em escolas públicas da cidade de São Luís, Maranhão. E ainda: Compreender a ideia de
obesidade nesses livros; e caracterizar os aspectos biomédicos e socioculturais da obesidade
nesses livros. A pesquisa caracteriza-se como sendo de perspectiva qualitativa e de cunho
documental. Os livros didáticos de Ciências foram adquiridos em três escolas do bairro da Vila
Palmeira, totalizando doze livros (três coleções) do 6o ao 9o ano. Os livros foram analisados a
partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação e a Análise de Conteúdo seguindo as
orientações de Bardin (1977). Para tanto, foi possível identificar que, dentre as coleções em
análise, o livro em que o tema da pesquisa vem sendo apresentado com maior frequência é o
livro do 8° ano. Nas três coleções, este livro (do 8° ano) vem trazendo informações acerca da
obesidade a partir dos conhecimentos relacionados à alimentação. Assim, aparecem discursos
que giram em torno do saudável alimentação saudável (e equilibrada), corpo saudável,
hábitos saudáveis, etc., e do movimento a importância dos exercícios físicos como geradores
de saúde e bem-estar. Porém, houve também representações da obesidade nos livros do 9o ano
relacionados a questão do peso e do movimento indicando mais uma vez que tal atividade é
fundamental para a qualidade de vida das pessoas. Portanto, a partir dessas premissas
construímos 9 (nove) categorias de análise, são elas: O que se fala sobre saúde alimentar; Como
os corpos saudáveis aparecem; A obesidade como um problema moderno; Como os alimentos
são apresentados (alimentos caros/alimentos desconhecidos por algumas regiões); A
representação do gordo e da obesidade através das figuras/imagens e comentários sobre ela;
Distúrbios alimentares (anorexia/bulimia); A obesidade como doença (distúrbio alimentar);
Relativização da obesidade; e Movimentando o corpo, produzindo saúde. Consideramos,
portanto, ser relevante refletir sobre as formas de perceber a obesidade nos contextos -
histórico, social, cultural, médico, biológico e educacional a partir do livro didático, porentender que é nesse material que o/a aluno/a muitas vezes encontra apoio teórico para realizar
suas atividades escolares e suprir suas necessidades educacionais. E além disso, é o recurso
mais utilizado pelo/a professor/a para subsidiar seu trabalho docente. Dessa forma, foi possível
perceber que a obesidade ainda é tida como estigma social. A forma como os discursos sobre a
alimentação é colocada nesses livros didáticos dizem muito sobre o preconceito (e rejeição) que
ainda se têm sobre à gordura. Em um olhar mais superficial pensa-se que não há informações
sobre a obesidade. No entanto, esse aparente não dizer nada diz muita coisa, ou seja, há ainda
uma aversão muito grande em torno da obesidade. Os livros didáticos não querem falar da
obesidade mais sim da saúde. E assim, propõem formas de incorporar medidas preventivas para
que os corpos se adequem ao que é tido como normal, aceito (e padrão) atualmente, ou seja,
corpos magros.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo à Instituição - Marcia Cristina Gomes - UEMA