Banca de DEFESA: DANIEL BARCELOS DA CUNHA
2019-08-02 09:34:19.958
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL BARCELOS DA CUNHA
DATA: 14/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação
TÍTULO: HOMOSSEXUALIDADE É...: discursos de professores e professoras de Ciências sobre o tema da homossexualidade
PALAVRAS-CHAVES: Homossexualidade. Ensino de Ciências. Homofobia. Estudos Culturais em
Educação.
PÁGINAS: 195
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar os discursos de professores e professoras de Ciências do 6° ao 9°
ano de escolas públicas municipais de São Luís MA sobre o tema da homossexualidade. Para
tanto, objetivou-se compreender as concepções dos/as docentes acerca da homossexualidade e
sua abordagem nas aulas de Ciências; verificar como percebem a presença do tema na escola e
problematizar a importância de se discutir o tema, tendo como aporte teórico-metodológico os
Estudos Culturais em Educação. Realizamos entrevistas semiestruturadas com dez docentes de
escolas do Núcleo Itaqui/Bacanga. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas à
técnica de análise de conteúdo, que auxiliou na construção de seis categorias de análise que
envolvem: as concepções dos/as professores/as sobre a homossexualidade; percepções sobre o
sujeito homossexual; presença do tema na escola; percepções sobre a homofobia; o que diriam
sobre o tema em uma aula de Ciências e como discutiriam a temática em suas aulas. Após a
análise, foi possível perceber que o viés biologicista acerca do tema é marcante, sendo a
homossexualidade relacionada a determinismos biológicos e genéticos, ou adquirida do
ambiente no que envolve a criação ou traumas referentes a abuso sexual ou decepção amorosa,
e relacionada a atração e prática sexual restrita. No entanto, outros discursos demonstraram a
percepção da homossexualidade como uma condição afetivo-sexual. A homossexualidade na
escola é mais percebida em relação aos meninos em consequência de marcas como o
comportamento afeminado. Meninas lésbicas não são percebidas. O caráter normalizador da
escola é demonstrado pelo silenciamento do tema nas aulas de Ciências, e pela tentativa de
controle daqueles alunos que têm comportamento subversivo, que chama a atenção dos/as
professores/as. E tenta-se controlá-los supondo que, somente assim, serão respeitados.
Alguns/mas docentes trabalhariam o tema de formas que levem a desconstrução de visões
distorcidas, estimulando alunos/as a se colocarem no lugar do outro. Com a realização desta
pesquisa, foi possível perceber que, mesmo que haja docentes com uma visão mais
conservadora, existem outros/as que consideram a importância da abordagem do tema nas aulas
de Ciências para combater o preconceito, embora tal abordagem ainda não seja uma realidade.
Assim, diante do atual cenário, vemos a possibilidade de alguns/mas docentes desenvolverem
um trabalho de resistência e voltado para o respeito, alteridade e desconstrução de preconceitos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo à Instituição - Marcia Cristina Gomes - UEMA