Banca de DEFESA: PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA

DISCENTE: PATRÍCIA DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 19/08/2019
LOCAL: Auditório II CCET
TÍTULO: ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Física Moderna e Contemporânea. Livro Didático. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho parte do pressuposto de que a discussão sobre a Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos Livros Didáticos (LD) de Física não pode ser apresentada de forma esvaziada de conhecimento científico, como um simples componente curricular e sem relação com o cotidiano do aluno. É preciso que o aluno compreenda as rupturas causadas pelas teorias advindas da FMC, as transformações tecnológicas proporcionadas por ela e as questões éticas envolvidas no uso desse conhecimento. Isso só é possível se o aluno apropria-se desse conteúdo de forma densa e efetiva. Diante deste argumento, este trabalho buscou analisar a qualidade de como estão propostos os conteúdos de FMC nos LD de Física do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e escolhidos por três escolas públicas da cidade de São Luís. Para tanto, objetivou-se (1) descrever os conteúdos de FMC e discutir sua relevância na formação científica e cidadã do aluno e (2) analisar o grau de presença dos processos de contextualização histórica/sócio cultural, ilustração/exemplificação, cotidiano e crítica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa e a tipologia documental. Os LD de Física foram adquiridos em três escolas públicas de São Luís e analisados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A análise dos LD de Física ocorreu em duas frentes de trabalho. Na primeira, constatamos que todos os livros analisados apresentam conteúdos de FMC, porém o que os difere é a organização desses conteúdos, sendo possível notar que há livros que destinam tópicos a mais que os outros. Verificamos também, a presença de dois temas centrais, a Teoria da Relatividade e a Física Quântica. Isso se explica devido a notoriedade dos impactos que esses conhecimentos vêm produzindo na sociedade. Ainda na primeira frente de trabalho, notamos a ausência dos tópicos efeito fotoelétrico e nanotecnologia em dois LD. A segunda frente de trabalho, corresponde a análise do corpo teórico dos conteúdos de FMC frente às perspectivas de contextualização. Os nossos dados nos permitiram constatar que todos os LD analisados apresentam a contextualização histórica/sócio cultural de forma intensa, além disso, a contextualização por ilustração/exemplificação é o mais utilizado pelos LD na abordagem dos conteúdos científicos. Ficou evidente que o processo de contextualização por cotidiano apresenta-se com pouca frequência nos livros analisados e a perspectiva de contextualização crítica apresenta-se uma vez superficial e somente em um livro. Com isso, concluímos que a falta de abordagem crítica nos LD dificulta o processo de Alfabetização Científica e Tecnológica. Sendo que um dos principais objetivos do Ensino de Física na educação básica deve ser formar cidadãos que possam vivenciar plenamente a cidadania, desenvolvendo competências e habilidades para posicionar-se frente às questões sociais e ambientais de maneira crítica e reflexiva.
Externo à Instituição - José Francisco Custódio Filho - UFSC
Interno - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA