Banca de DEFESA: ALINE OLIVEIRA SOARES

DATA: 20/08/2019
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: A FÍSICA EM ESCALA NANOMÉTRICA E O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Nanociência; CTS; Teatro; Metodologia de Ensino.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Buscamos analisar o aprendizado de alunos do ensino médio sobre conteúdos de ciência e de tecnologia na escala nanométrica, a partir de uma sequência didática construída com atividades de dramaturgia, como ferramenta didática, na prática de ensino e aprendizagem. Utilizando a abordagem qualitativa em todas as etapas, os dados foram analisados de acordo com cinco técnicas da metodologia do Teatro do Oprimido desenvolvidas pelo teatrólogo Augusto Boal, na perspectiva de atender uma determinada necessidade social vivenciada pelo autor em diferentes situações e em diferentes países, tendo como objetivo aliar o teatro com ações sociais, numa ideologia de educação como sinônimo de liberdade. As técnicas utilizadas neste trabalho, para elaboração das peças teatrais, contemplaram: Teatro Jornal, Teatro Fórum, Teatro Imagem, Teatro do Invisível e Teatro Legislativo. Os sujeitos participantes da pesquisa foram professores e alunos de uma escola pública estadual e os instrumentos de coleta de dados foram questionários, aplicados a professores e alunos, e uma sequência didática desenvolvida com os alunos. Os resultados revelaram que, embora as nanotecnologias estejam presentes no cotidiano da população, os estudantes tinham pouco conhecimento relativo a ciência e a tecnologia em escala nanométrica, embora seus produtos estivessem em uso no cotidiano deles. As técnicas utilizadas na construção das peças teatrais apresentaram-se desafiadoras para os docentes e os discentes. Os conteúdos estudados pela abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e utilizando peças teatrais promoveram o desenvolvimento de reflexões críticas acerca de produtos oriundos da ciência e da tecnologia, de forma interativa e criativa, proporcionando o desenvolvimento dos indivíduos envolvidos. Os estudantes demonstraram motivados para estudar, aprender e ensinar sobre a ciência, mostrando ser possível tornar acessível a ciência para os não cientistas, ressaltando o conhecimento como uma necessidade imprescindível de sobrevivência dos indivíduos e, sobretudo, para tornar uma sociedade fundamentada na ciência e na tecnologia mais democrática.
Externo à Instituição - José Francisco Custódio Filho - UFSC
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA