Banca de DEFESA: PREMMA HARY MENDES SILVA

PALAVRAS-CHAVES: Educação em Saúde. Ensino de Biologia. Livros didáticos
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Educação em Saúde compreende uma área de interface entre Educação e Saúde na qual se observa uma diversidade de compreensões, conceitos, objetivos, práticas, conteúdos e metodologias, provenientes de ambas as áreas. Nesta pesquisa objetivamos analisar a abordagem dada à Educação em Saúde nos livros didáticos de Biologia em duas coleções de Biologia aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2018, de modo a investigar as possíveis abordagens de saúde presentes nos livros didáticos e identificar de que maneira o tema transversal “Saúde” é representado nos referidos livros. Esta pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa e na pesquisa foram adotadas estratégias metodológicas da pesquisa documental. O corpus de análise é constituído por seis livros de duas coleções de Biologia do Ensino Médio. A pesquisa documental teve início com a análise preliminar das obras selecionadas. A fase seguinte consistiu em realizar nova leitura das obras, desta vez de forma minuciosa, a partir da análise do referencial adotado sobre as abordagens em saúde. Percebemos que a abordagem biomédica é predominante nas coleções e pela forma como é apresentada nos livros nos faz entender que, por ter seu conteúdo em destaque no corpo do texto, lhe é conferida maior evidência nos livros didáticos. Essa abordagem não visibiliza adequadamente aspectos socioeconômicos, culturais, políticos, entre outros. Nos conteúdos identificados na abordagem comportamental é possível perceber a responsabilização do indivíduo sobre sua saúde e a necessidade de que sua conduta seja correta para que não haja alteração de sua condição de saúde. A abordagem socioecológica não dicotomiza as ações necessárias à promoção da saúde em individuais e coletivas, mas compreende que ambas as ações compõem as partes de um todo na construção de uma concepção de saúde que envolve o protagonismo do indivíduo, a força da coletividade e valoriza as diversas dimensões compreendidas no processo saúde-doença. Em detrimento do que é veiculado nos livros didáticos, tanto a dimensão individual quanto a dimensão coletiva da saúde precisam ser compreendidas nos conteúdos relacionados à saúde. A necessidade de adoção de uma perspectiva individual, mas também coletiva advém do fato de ser imprescindível considerar os determinantes sociais da saúde, analisados sob uma perspectiva social, visto que analisados em conformidade com o ponto de vista de comunidades tem efeito social relevante. No contexto do ensino, compreendemos que as ressignificações que o/a professor/a faz em sua prática acabam determinando a forma como a ES é trabalhada em sala de aula. Perpassa pelo trabalho docente o poder de libertar a Educação em Saúde das amarras do modelo biomédico, reducionista, acrítico, limitado para o contexto do ensino e limitante ao desenvolvimento crítico dos estudantes. Nesse sentido, destacamos a importância da Educação em Saúde para a formação cidadã, ampliando a possibilidade de formar estudantes protagonistas das ações que permitam transformar sua realidade social, seja referente à saúde individual ou coletiva ou a qualquer outro âmbito social que exija posicionamento crítico e a tomada de decisão que atenda aos interesses sociais.
Interno - 530.079.133-49 - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE