Banca de DEFESA: THANIELLE SOUZA SILVA

DISCENTE: THANIELLE SOUZA SILVA
DATA: 21/08/2019
LOCAL: Auditório I - NTI
TÍTULO: EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O ENREDO DA PRÁTICA DOCENTE EM FOCO
PALAVRAS-CHAVES: Experimentação. Avaliação. Ensino de Química. Currículo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A experimentação passou a ganhar maior espaço no ensino de Ciências a partir do século XX, desde então, faz parte da prática docente, ou como é mais comum dizer, do imaginário do professor, geralmente como símbolo da excelência pedagógica na área. Hoje, a experimentação encontra-se em situação de reabilitação ou de revisão crítica, portanto sendo importante a sua problematização no contexto educacional. Nessa ótica, a presente pesquisa buscou compreender as concepções de professores sobre o universo da experimentação no ensino de Química pela perspectiva da avaliação da aprendizagem a partir das práticas experimentais aplicadas no planejamento disciplinar em uma amostragem de escolas públicas do Ensino Médio da cidade de São Luís/Maranhão. O enfoque metodológico foi pautado na abordagem quanti-qualitativa, se apoiando em dois instrumentos para coleta de dados, sendo eles o questionário e a entrevista semiestruturada, que foram tratados por análise de conteúdo e organizados por rede sistêmica. Os resultados apontaram que os professores apresentam a infraestrutura física como um fator preponderante na decisão da implementação de atividades experimentais nas aulas de Química. O conteúdo é um ponto incisivo no planejamento das atividades experimentais e essas são inspiradas nos livros didáticos e/ou materiais disponíveis. A abordagem das atividades experimentais é orientada pela perspectiva demonstrativa e o contexto da prática e a sua relação com o cotidiano se dão por meio de exemplificações. A avaliação das atividades experimentais acontece de forma semelhante as aulas convencionais e os instrumentos de avaliações que os professores mais utilizam são as provas, trabalhos e/ou relatórios. Diante desse quadro fica evidente a necessidade da desmistificação da necessidade de espaço físico para realização de atividades experimentais, e ampliar o olhar sobre elas significa estimular novas formas de se trabalhar e perceber as metodologias de ensino. Pudemos perceber que melhorias nessa vertente durante formação docente inicial pode possibilitar que o professor compreenda o currículo, a avaliação, e as metodologias, tendo em vista que nos encontramos em uma época em que os alunos tem muitas possibilidades de interesse fora de sala de aula, portanto está na hora de revermos também as nossas práticas enquanto professores, já que as formas de viver em sociedade tem se transformado constantemente.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES