Banca de DEFESA: RAQUEL DOS SANTOS SOARES MACHADO

DISCENTE: RAQUEL DOS SANTOS SOARES MACHADO
DATA: 29/08/2019
LOCAL: NTI Web/Video Conferência - Auditorio I
TÍTULO: A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: SUBSÍDIOS NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM CIÊNCIAS
PALAVRAS-CHAVES: Lógica de Programação. Ensino de Ciências. Currículo. Produção de Significados em Ciências.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Nos últimos anos, alguns países realizaram mudanças no currículo da educação básica em relação às componentes curriculares que envolvem os estudos referentes à informática. Dentro deste contexto inserem-se os estudos da Lógica de Programação, que pode auxiliar os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, a criatividade, a inovação, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a interação. Esta área de conhecimento associada ao Ensino de Ciências, por exemplo, levaria o aluno a envolver-se na resolução de diversas atividades, tais como: criação de jogos, simuladores, histórias animadas e compreensão de conteúdos científicos. Desta forma, esta pesquisa buscou analisar de que modo Lógica de Programação pode contribuir para o Ensino de Ciências, sendo essa inserida como subsídio na produção de significados em Ciências frente aos avanços tecnológicos e a nova geração do conhecimento. E ainda, realizar um breve levantamento de como a lógica de programação está estruturada em outros países e de que maneira tem contribuído com o ensino de ciências de modo interdisciplinar; Analisar as pesquisas e/ou estudos de caso no Brasil e apresentar os resultados de aplicação do uso da lógica de programação na perspectiva sociocultural da Teoria da Ação Mediada. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo documental, os documentos selecionados para esta pesquisa foram: currículos de computação e Ensino de ciências e engenharia, artigos e dissertações. A técnica de estudo utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin (2011) e seis categorias de análise foram construídas. Além disto, apresentamos os resultados de uma sequência didática aplicada em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Bacaba – MA, fruto das pesquisas do PEDIC. Como resultado, pudemos compreender que os currículos analisados apresentam a lógica de programação para a promoção de um ensino contextualizado e não estão “fechados” em uma perspectiva técnica. Os currículos também apresentam um caráter transformador no sentido de levar seus alunos a tomada de decisão frente a atual situação da população mundial, pois incentivam o pensamento crítico possibilitando aos alunos maior envolvimento nas questões sociais. Nas publicações selecionadas identificamos que a lógica de programação pode ser trabalhada envolvendo conteúdos diversos, tais como, cinemática, gravidade, lançamento de projéteis, hidrocarbonetos, energia, célula, sustentabilidade e meio ambiente. Estas pesquisas demonstraram processos de Ensino de Ciências inovadores, criativos, dinâmicos, interativos e motivacionais. A sequência didática construída a partir de uma perspectiva sociocultural da Teoria da Ação Mediada revelou-nos que a proposição de atividades que envolvem situações problemáticas, contribuem para a formação crítica de nossos alunos. Por fim, compreendemos que é necessário no Ensino de Ciências a inserção de metodologias, recursos didáticos e estrutura curricular, que levem os estudantes a um nível profundo de entendimentos.
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA