Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MARREIROS DE SOUZA NETO

DISCENTE: JOSE MARREIROS DE SOUZA NETO
DATA: 18/11/2019
LOCAL: Auditorio I - CCET
TÍTULO: NOÇÕES DE ENERGIA NUCLEAR PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
PALAVRAS-CHAVES: Energia Nuclear, Ensino de Física, Educação de Jovens e Adultos, CTS.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Energia Nuclear é um tema discutido em diferentes áreas do conhecimento, envolvendo profissionais de áreas distintas como da economia, do meio ambiente e da política. Os debates em congressos, seminários e mesas redondas, além do desenvolvimento das pesquisas na área, procuram também explorar como a produção e uso da energia nuclear poderá beneficiar a população e como protegê-la de malefícios e/ou riscos dessa produção. Mediante a importância dessa temática, nos perguntamos como levar conhecimentos sobre energia nuclear para sociedade, para os leigos (os não cientistas), de forma a beneficiar a população para a tomada de decisão sobre a temática em situações do dia a dia. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma Unidade de Ensino com atividades envolvendo a temática Energia Nuclear com alunos do Ensino Médio da EJA II (metade do 2º ano e 3º ano), numa escola da rede pública de São Luís, Maranhão, no turno noturno. As atividades exploraram saberes culturais - que em geral não são considerados importantes na prática escolar – no sentido de desenvolver potenciais de valorização do saber e do conhecer sobre energia nuclear, suas causas, consequências, seus benefícios e malefícios. Apresentamos as características da educação freiriana em consonância com a educação de Jovens e Adultos e resultados da evasão escolar relativo a EJA na escola em que a Unidade de Ensino foi desenvolvida, no intuito de conhecer possíveis causas e consequências da evasão. Como resultado, procuramos revelar caminhos metodológicos desenvolvido neste trabalho, a partir da aplicação da Unidade de Ensino.
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA