Banca de DEFESA: JOSE MARREIROS DE SOUZA NETO

DISCENTE: JOSE MARREIROS DE SOUZA NETO
DATA: 10/12/2019
LOCAL: Auditório II - CCET
TÍTULO: ENERGIA NUCLEAR NUMA UNIDADE DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
PALAVRAS-CHAVES: Energia Nuclear, Ensino de Física, Educação de Jovens e Adultos. Unidade de Ensino.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Energia Nuclear é um tema discutido em diferentes áreas do conhecimento, envolvendo profissionais de áreas como da economia, do meio ambiente, da política e da ciência. Os debates em congressos, seminários e mesas redondas, além do desenvolvimento das pesquisas na área, procuram explorar como a produção e o uso da energia nuclear poderão beneficiar a população e como protegê-la de malefícios e/ou riscos dessa produção. Mediante a importância desta temática, nos perguntamos como levar conhecimentos sobre energia nuclear para sociedade, para os leigos (os não cientistas), de forma a beneficiar a população para a tomada de decisão sobre a temática em situações do dia a dia. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma Unidade de Ensino com atividades sobre a temática Energia Nuclear, com alunos do Ensino Médio da EJA II (metade do 2º ano e o 3º ano), numa escola da rede pública de São Luís, Maranhão, no período noturno. As atividades exploraram saberes culturais - geral não são considerados importantes na prática escolar - no sentido de desenvolver potenciais de valorização do saber e do conhecer sobre energia nuclear, e suas causas, consequências, benefícios e malefícios. Apresentamos as características da educação freiriana em consonância com a educação de Jovens e Adultos e resultados da evasão escolar relativo ao EJA na escola em que a Unidade de Ensino foi desenvolvida, no intuito de conhecer possíveis causas e consequências da evasão. Como resultado do estudo, apresentamos possíveis caminhos metodológicos desenvolvidos a partir da aplicação da Unidade de Ensino.
Externo à Instituição - DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA