Banca de QUALIFICAÇÃO: DEUSUR GONÇALVES SAMPAIO

DISCENTE: DEUSUR GONÇALVES SAMPAIO
DATA: 16/03/2020
LOCAL: auditório II - CCET
TÍTULO: VERIFICAÇÃO DE SEQUENCIAMENTO DE CONTEÚDOS NOS PLANEJAMENTOS ANUAIS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DAS ETAPAS DA EJA DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Currículo. Ensino de Química. Sequências de conteúdos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências
RESUMO: As sequências e a organização dos conteúdos propostas pelo educador para abordar um determinado componente curricular visam a favorecer um ensino-aprendizagem significativo aos alunos, de forma a lhes proporcionar que reflitam sobre a aplicabilidade dos conteúdos compreendidos. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao selecionar e organizar seus conteúdos, precisa, acima de tudo, conhecer as necessidades e intenções de seus alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio destaca que uma das ações docentes a serem consideradas na organização curricular é a decisão sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou verificar as formas de sequências dos conteúdos nos planejamentos anuais dos professores de química da modalidade EJA do Ensino Médio de escolas estaduais da cidade de São Luís-MA. O enfoque metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para coletas de dados a entrevista semiestruturada, que foi tratada por análise de conteúdo e organizada em “temas”. Além da elaboração de um quadro comparativo mostrando semelhanças e diferenças da organização e sequências dos conteúdos programáticos de química, adotadas pelas secretarias de educação dos estados da Região Nordeste, os resultados evidenciaram que a escolha de conteúdos para o Ensino de Química para a EJA não precisa, necessariamente, seguir as organizações e os sequenciamentos dos planos didáticos anuais oficiais. O currículo da EJA deve ficar aberto a modificações que podem acontecer durante o planejamento ou o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Os professores necessitam de formação continuada, que deve partir das suas reais necessidades, de forma a contribuir para suas práticas pedagógicas voltadas para o público da EJA.
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA