Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIKA SANTOS DA COSTA

DISCENTE: ERIKA SANTOS DA COSTA
DATA: 26/05/2020
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO: A TEMÁTICA DA NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA ABORDADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR UFSC E UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Nanociência e Nanotecnologia. Concepção de professores.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presença dos termos nanociência e nanotecnologia tem aparecido com mais frequência no cotidiano e inúmeros debates são realizados com enfoque nesse conhecimento, que vem transformando a realidade científica e tecnológica na atualidade. Neste viés, estapesquisa tem como objetivo investigar as práticas didáticas sobre nanociência e nanotecnologia e analisar as concepções do professor a respeito destas temáticas nos cursos de Licenciatura em Física ofertados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A presente pesquisa é dividida em dois momentos. O primeiro é destinado a pesquisa documental nos currículos e nos Projetos Políticos de Curso de Licenciatura em Física. O segundo momento foi reservado para análise das concepções dos professores em exercício sobre a nanociência e a nanotecnologia. O enfoque metodológico foi centrado na abordagem qualitativa, apoiando-se em dois instrumentos para coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada, que foram tratados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2011).Os resultados parciaisrevelaram que os professores dispõem de concepções teóricas coerentes sobre a ciência na nanoescala, conseguem identificar as aplicações tecnológicas originadas da nanociência e compreendem as especificações que os termos “nanociência” e “nanotecnologia” apresentam. Os relatos dos professorespermitem a visualização de uma preocupação em preparar o licenciando e futuro professor para os diferentes desafios impostos pela evolução científica. Na pesquisa documental, evidencia-se que o curso de Licenciatura em Física da UFMA oferece uma disciplina específica para o tratamento da ciência na nanoescala, intitulada de “Introdução à Nanociência e Nanotecnologia”. Desse modo, a Instituição de Ensino Superior preocupa-se em atender as demandas da legislação em relação à oferta de disciplinas que suscitem discussões sobre os avanços da ciência na contemporaneidade. A pesquisa documental mostrou que, nas ementas das disciplinas do curso de Física ofertado pela UFSC,os termos “nanociência” e “nanotecnologia” não aparecem. A despeito da ausência desses termos nos documentos oficiais da universidade, os professores participantes relataramcompreender a importância desses temas para o ensino e aprendizagem na formação inicial em Física frente a conjuntura atual.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES