Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZANDRA ALVES RIBEIRO

DATA: 22/05/2020
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO: RECORTES DO PERCURSO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Formação de professores, Análise de Discurso, Análise Documental, Reformas curriculares.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo parte do questionamento de o porquê ainda hoje a formação de professores de física é pautada em um modelo conteudista, assemelhando-se a formação de bacharel em Física em vez de uma formação centrada no profissional docente. Para discutir esse questionamento,recorreu-se a história da formação docente, com o intuito de se entendera contribuição do olhar histórico para esse debate, uma vez que ele favorece a avaliação de medidas tomadas no passado que trazem implicações importante para o presente.Buscou-se explorar as diferenças entre a formação de bacharel e de licenciado, para se compreender proposições de currículos de licenciados em Física em cursos ofertados por duas instituições federais de ensino superior, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Para esse estudo, utilizou-se documentos oficiais históricos, fontes secundárias que tratam dessas duas Universidades,e falas de professores da UFSC. Como base teórica centrada na Análise do Discurso de vertente francesa, representada no Brasil especialmente por Eni Orlandi, foram analisadas proposições de currículos de formação de professores de Física, com o intuito de se evidenciar aproximações e distinções entre os discursos apresentados nos currículos em pauta.Observou-se, que a história da formação de professores apresenta avanços simplórios e retrocessos frequentes, que pendemora para os conteúdos específicos ou conteúdos pedagógicos,ora para a prática pedagógica,evidenciadoa ausência de pesquisas como atividade formativa. Constatou-se a necessidade de que as reformas curriculares ocorram a partir de pesquisas que retornem à história, como forma de contribuir efetivamente para a qualidade do ensino e da aprendizagem em Física,na Educação Básica, e que a formação de professor seja encaminhada na direção do equilíbrio entre os conteúdos específicos e pedagógico, a prática e o contato com a pesquisa.A análise dos documentos revelou forte influência positivista nas proposições de formação de professor e os discursos dos entrevistados mostraram preocupações com a prática docente, como eixo formativo principal, evidenciando certa concepção empirista como proposta de formação.
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES