Banca de DEFESA: ERIKA SANTOS DA COSTA

DISCENTE: ERIKA SANTOS DA COSTA
DATA: 28/08/2020
LOCAL: Vídeo Conferência - Google Meet
TÍTULO: A TEMÁTICA DA NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA ABORDADA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR UFSC E UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Nanociência e Nanotecnologia. Concepções dos professores.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presença dos termos nanociência e nanotecnologia tem aparecido com mais frequência no cotidiano e inúmeros debates são realizados com enfoque nesse conhecimento, que vem transformando a realidade científica e tecnológica na atualidade. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de professores sobre nanociência e nanotecnologia e investigar as práticas de ensino desenvolvidas na abordagem destas temáticas nos cursos de Licenciatura em Física ofertados pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A presente pesquisa é dividida em dois momentos: o primeiro é destinado a pesquisa documental na matriz curricular e no Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física das referidas universidades. O segundo momento foi reservado para análise das concepções dos professores em exercício sobre a nanociência e a nanotecnologia. O enfoque metodológico foi centrado na abordagem qualitativa, apoiando-se em dois instrumentos para coleta de dados, o questionário e a entrevista semiestruturada, que foram tratados a partir da perspectiva de Análise de Conteúdo de Bardin (2011).Os resultados revelaram que os professores participantes dispõem de concepções teóricas coerentes sobre a ciência na nanoescala, conseguem identificar as aplicações tecnológicas originadas da nanociência e compreendem as especificações que os termos nanociência e nanotecnologia apresentam. Os professores listam, como principais dificuldades da abordagem da nanociência em sala de aula, a ausência de material didático com linguagem de fácil compreensão, desatualização dos currículos e isenção do tema na formação inicial. Por meio dos dados analisados, percebe-se que o ensino dessa temática vem sendo desenvolvido essencialmente de modo teórico e que o principal recurso metodológico utilizado no ensino dessa ciência são livros da área de Física. A emergência da abordagem da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula tem se tornado pertinente e necessário. Isto é justificado pelos impactos da ciência na nanoescala e de suas aplicações na sociedade, no meio ambiente, na economia e, consequentemente, na vida humana.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - DULCE MARIA STRIEDER - UNIOESTE